Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Polícia Militar do DF oferece tratamento de equoterapia


O Regimento de Polícia Montada (RPMon) oferece sessões gratuitas
Por Gabriela Sant'Anna

Fisioterapeuta Andréia Belo com aluna
A Polícia Militar do Distrito Federal oferece, desde 1993, aulas de equoterapia para pessoas carentes ou que não podem pagar pelo tratamento. O centro conta com doze profissionais, todas mulheres, nas áreas de educação física, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, arte educação e pedagogia.

Os pacientes dão início ao tratamento depois de um estudo de caso feito pela equipe interdisciplinar do centro. “A partir daí é definido o planejamento de atendimento semestral, com as propostas feitas de acordo com a patologia de cada praticante”, diz Andréia Belo, fisioterapeuta do centro. As aulas têm duração de trinta minutos e são elaboradas individualmente para cada paciente.

Existe uma lista de espera com duzentas e cinquenta e uma pessoas e quem entra na fila aguarda em torno de dois anos. A demora ocorre porque o aluno que entra tem direito a atendimento durante dois anos. Ao final desse período, ele é desligado e volta para o final da fila, para que outros inscritos tenham oportunidade de desfrutar do serviço.
Aos interessados, para inscrever-se é preciso ir pessoalmente ao RPMon, localizado no Riacho Fundo, BR 060, e preencher a ficha com dados pessoais do paciente. O comandante do Regimento é o Tenente Coronel Fernando D’Austria e Caravellas Filho.