Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Mercado do peixe atrai consumidores brasilienses


O Mercado do Peixe de Brasília, localizado no CEASA-DF, surgiu há um ano e meio de uma parceria entre a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal – SEAGRI-DF, e o Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA.

O Mercado do Peixe é uma Associação, sem fins lucrativos a associação composta por 90 criadores e pescadores, que chegou a Brasília visando a autossuficiência no abastecimento de pescado da cidade.  Além da autossuficiência, o Mercado cria oportunidades e  valoriza a produção dos pequenos produtores e pescadores, o que possibilita a inclusão destes no mercado.

Uma grande vatangem do Mercado do Peixe é a relação direta entre produtor e consumidor.  Ao mesmo tempo que o produtor tem seu produto valorizado, o consumidor tem à sua disposição peixes fresquinhos. O cliente chega no Mercado, escolhe o peixe no tanque e em seguida ele é abatido e limpo na hora. Esse é o grande diferencial do Mercado.“Esse procedimento é feito para preservar a cor, o sabor e a textura do peixe”, afirma o presidente da Associação, Elmar Wagner (75).

No Mercado do Peixe pode-se encontrar os seguintes tipos de peixes: Tilápia, Pintado, Tambaqui, dentre outros. Todos de água doce e vindos da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal – RIDE-DF, da qual fazem parte o Distrito Federal, 19 municípios do Goiás e 3 de Minas Gerais.  Além de peixes, são vendidos mexilhões, trazidos de Santa Catarina.

Em um sábado comum, a venda média do Mercado é de 650 quilos de peixe, podendo chegar a 3 toneladas no feriado de Semana Santa.O Mercado do Peixe é aberto aos sábados de 7h às 17h.

Curiosidades:
Como saber se o peixe está fresco?
. Os peixes devem ter boa aparência, ou seja, sem manchas, furos ou cortes na superfície;
. Os olhos devem ser brilhantes, salientes e transparentes;
. As escamas devem ser unidas entre si, brilhantes e fortemente aderidas à pele;
. As brânquias (guelras) devem possuir cor que vai do rosa ao vermelho intenso, sem viscosidade, úmidas e brilhantes;
. Odor característico e não repugnante;
. Livre de contaminantes (como areia, pedaços de metais, plásticos, combustíveis, sabão e moscas).


Por- Bruna Salvador Santos-Jornal Esquina on-line