Alessandra Santos
FICA adolesce e a cada ano se renova. Crédito:Divulgação/FICA |
Muitos atraídos não só pelos filmes exibidos, como também pelos shows, que ano passado, além de atrações goianas, trouxe a big band Orquestra Imperial (RJ), Caetano Veloso e Nado Reis. A programação ainda abrange mesas redondas, cursos, exposições, oficinas, palestras e muitos shows.
Entre elas estava Daniela Léda, 24 anos, que frequenta o festival desde 2010, mas vai apenas aos shows ao contrário do que acontece com Bruna Viana, 25 anos, que foi pela primeira vez em 2008 e só deixou de ir ano passado porque não estava no Brasil. E foi em Goiás Velho que ela teve uma experiência emocionante.
“Em 2009 tive a oportunidade de conhecer o Yamandú Costa, que sempre admirei bastante. Ele ficou bebendo conosco e foi até a casa onde estávamos (os amigos). Este é clima do festival. Palestrantes e todo mundo se mistura”, conta Bruna.
Uma das novidades deste ano é que o festival irá sediar o encontro anual do GreenfilmNetwork, grupo que reúne festivais de cinema ambiental de todo o mundo. Os encontros, como explica o superintendente executivo da Secretaria de Cultura de Goiás, Délcio Coutinho, são uma troca de experiências.
Sobre os shows, ainda nada foi confirmado e as inscrições para as bandas acabaram no último dia 2 (domingo). Serão escolhidas 20 para as apresentações durante os sete dias de festival.
Entre os filmes escolhidos para esta edição, destaca-se o longa de Kléber Mendonça, “O Som ao Redor”, que já passou pelos cinemas nacionais, que ganhou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Roteiro no respeitado Festival do Rio. Segundo Coutinho, foram inscritos cerca de 500 películas este ano.
Veja a lista completa de filmes aqui.
O FICA foi idealizado em 1999 por Luiz Felipe Gabriel, Jaime Sautchuk, Adnair França e Luís Gonzaga, sob a coordenação geral do cineasta João Batista de Andrade. Hoje, ele é comandado pelo Secretário Estadual de Cultura, Gilvane Felipe, e recebe consultorias de Lisandro Nogueira (professor da Universidade Federal de Goiás) e do jornalista Washington Novaes; e tem patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado, que todo ano reserva cerca de R$ 4 milhões para os investimentos.
Fotos do festival de cinema:
Fotos do festival de cinema: