Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Mundo Animal: Cavalo auxilia no tratamento de pessoas especiais


 O dia da equoterapia é dia de festa- João Paulo,6 anos
Por Patrícia Figuerêdo

           A Associação Nacional de Equoterapia, conhecida como ANDE-BRASIL, é uma entidade sem fins lucrativos. Fundada em 1989, tem centros equoterápicos em todo o Brasil. A equipe da reportagem foi até o Centro Básico de Equoterapia General Camacho, que fica localizado na Granja do Torto, em Brasília, para conhecer sobre a terapia que tem como principal instrumento: o cavalo.
A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo nas áreas de saúde, educação e equitação. O fisioterapeuta da ANDE-BRASIL, Carlos Franck da Rocha afirmou que a terapia é indicada para pessoas que são portadoras de alguma deficiência ou necessidade especial. “A equoterapia não é uma indicação curativa, mas pode retardar a evolução de um quadro de saúde, dando qualidade de sobrevida para a pessoa”, explicou.
 “É necessária uma avaliação do médico, do fisioterapeuta e do psicólogo antes de iniciar a equoterapia”, enfatizou Franck. Segundo a ANDE-BRASIL, a equipe deve contar com no mínimo um instrutor de equitação, um fisioterapeuta e um psicólogo.
Carlos Franck trabalha com a equoterapia há 15 anos e contou que a maioria dos praticantes do centro não consegue se movimentar. “O cavalo vai fazer o que as pernas deles fariam, estimulando assim, o equilíbrio do praticante”, relatou. Carlos explicou que os cavalos são utilizados na equoterapia, pois a movimentação do animal se assemelha ao andar humano.
 “Todo dia é um novo desafio e é isso que os motiva”, destacou Franck. A equoterapia traz resultados positivos tanto na parte física, como na social. Em 10 sessões, as mães já relatam sobre a evolução das crianças.

O milagre dos cavalos

Cláudia Schiavo é mãe de João Paulo, que pratica a equoterapia há 7 meses. O garoto de 6 anos é portador da Síndrome de Asperger - que tem semelhanças com o autismo.  Schiavo contou que a equoterapia trouxe ganhos para o filho. “A prática trouxe algo de bom na autoestima dele, principalmente na parte social. Na escola, os professores já mandam observações sobre a melhora”, afirmou. A mãe relatou que João tinha um comportamento muito agitado. “Hoje ele é um anjo”, disse. 
Cláudia elogiou o trabalho do Centro General Camacho. “Os profissionais aqui são de ponta. Sinto a presença de Deus no amor que eles tem por cada criança”, afirmou. Schiavo contou que não é muito fácil conseguir uma vaga para ser praticante do centro. “Ficamos 1 ano na lista”, destacou.
Antes de João Paulo se tornar praticante do centro de equoterapia, Cláudia assistia às aulas. “Muitas vezes me emocionei. Não sei o que é, mas que no cavalo tem um milagre, tem!”. Cláudia revelou que João Paulo adora as aulas. “O dia de equoterapia é dia de festa”, contou a mãe com um sorriso no rosto.
Confira uma das aulas do Centro Equoterápico: