Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Ceilândia, uma cidade esportiva

Por Marquezan Araújo
Em busca de incentivar a prática esportiva na Ceilândia, o 8° Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (BPMDF), criou há dez anos uma espécie de escolinha voltada para crianças e adolescentes, com espaço reservado para futsal e judô. Um dos objetivos era entreter as crianças para tirá-las das ruas, explica o soldado Átila Cruz, professor de futsal. “Tentamos trazer a comunidade para perto da polícia a fim de que ela se sinta mais segura. Queremos também ocupar a criança para afastá-la das drogas e da violência”, ressalta o oficial.
A dona de casa e mãe de um dos alunos, Miriam Francisca, garante que a ideia tem dado certo. “É ótimo, pois tira as crianças da rua. A minha filha e a minha sobrinha deixam de fazer qualquer coisa para treinar, e têm levado muito a sério”, garante Miriam.
O segundo sargento da PM e professor de judô da escolinha, Paulo Roberto, revela que a punição para alunos indisciplinados, tanto na escola como nas aulas disponibilizadas no Batalhão, é bem severa. Em casos mais graves o aluno chega a ser afastado de vez da escolinha. “A gente tenta primeiro com o diálogo, mas se não resolver o problema, o aluno é afastado dos treinos e perde a vaga”, explica o militar.
Os alunos que apresentam um bom rendimento nos treinos têm a oportunidade de participar de algumas competições. Orgulhoso, Paulo Roberto afirma que as crianças foram premiadas em todos os campeonatos que participaram. “Algumas vezes tivemos até 100% de aproveitamento com primeiro, segundo e terceiro lugar, no mesmo campeonato”, diz o segundo sargento. Os que se destacam no futsal são levados para treinar em um time que participa de campeonatos regionais.