Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Brasília na onda do Twestival

O evento aconteceu pela primeira vez no DF e agradou o público participante 

Participante incentiva a mobilização social(RMS/Divulgação)
Por Hilda Rocha 
Mais de 200 milhões de pessoas usam o Twitter para se comunicar com os amigos, dar dicas de sites interessantes e divulgar novidades. A rede social é usada como ferramenta de divulgação e comunicação. Uma prova do seu poder é o Twestival, evento mundial que acontece no Brasil desde 2008.

O Twestival surgiu da idéia de um grupo de twitteiros em Londres. O objetivo era organizar um evento para que usuários locais do Twitter pudessem se encontrar off-line e juntar forças para criar um fundo de arrecadação destinado a uma instituição beneficente voltada aos sem teto da região. O encontro teve bons resultados e agora acontece simultaneamente em 153 cidades de diversos países, sempre com o objetivo de ajudar uma instituição voltada para a atuação social.

O evento desse ano aconteceu no dia 24 de março e foi divulgado no Twitter por jornalistas, empresários, blogueiros, artistas e twiteiros famosos, como o corredor Nelsinho Piquet.

No Brasil, nove cidades participaram da ação. A capital federal participou pela primeira vez do evento. A programação do festival foi bem diversificada com palestras de profissionais das áreas de comunicação, publicidade e tecnologia.

Twitteiros em ação: evento foi realizado
no Terraço Shopping
(RMS/Divulgação)
Os brasilienses adeptos do Twitter compareceram ao evento e aprovaram a iniciativa. “Já tinha lido sobre o Twestival e adorei participar. Cheguei por volta das 16h e fiquei até as 22h. Foi muito bacana poder conhecer e encontrar alguns amigos que fiz twittando”, conta a estudante Rafaela Oliveira, 21 anos.

O Twestival também teve um lado social. A renda do festival brasiliense foi revertida para o Comitê pela Democratização da Informática (CDI), que trabalha pela inclusão digital de pessoas carentes. Para o professor Eduardo Fonseca, 53, o festival deveria acontecer em todo o Brasil. “A iniciativa do evento de ajudar uma instituição como o CDI é excelente. O trabalho dessa ONG é promover a educação e atuar em iniciativas profissionalizantes, o que
deveria ser mais incentivado no nosso país.”

Quem quiser ajudar a instituição, pode doar equipamentos de informática antigos que serão recondicionados e utilizados nas salas de aula.

Maiores informações no site do CDI e pelo Twitter da ONG.