Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Pedestres temem passarelas subterrâneas abandonadas

Quem precisa atravessar, arrisca a vida passando entre os carros nos eixinhos e no Eixão.

Túnel do metrô na altura da 102 sul é utilizado como
passagem de pedestres
(Isa Stacciarini/Esquina)
Por Isa Stacciarini  

Atravessar o Eixão entre os carros acelerados ou passar pelas passarelas subterrâneas? Esta é a dúvida mais freqüente de quem precisa utilizar os túneis. Pedestres se deparam com má estado de conservação. Passarelas escuras, sem iluminação, pichadas, perigosas e até mesmo com presença de fezes e urina.

O estudante Gustavo Teixeira, 23 anos, utiliza a passarela praticamente todos os dias para ir à academia. Ele conta que já foi abordado por dois jovens. “Eles me pararam, ameaçaram e vistoriaram o bolso da minha bermuda. Não encontraram dinheiro e nem objetos de valor. Depois me mandaram sair correndo e continuaram andando como se nada tivesse acontecido”. O estudante completa. “Mesmo assim prefiro atravessar pela passarela. No horário de 17h30 o trânsito já fica intenso. Passo por baixo, mas presto atenção. Acelero o passo e olho sempre para os lados”, confessa.
A diarista Maria Aparecida é uma das usuárias que prefere passar pelas vias movimentadas na altura da 209 norte. “Não me arrisco mais a atravessar pelos túneis. Além de ser perigoso, é sujo e tem muito mau cheiro. Já vi várias vezes meninos de rua urinarem nas paredes. Vou pelo Eixão e tomo cuidado com os carros”, explica.
Passarela subterrânea na altura da 209 norte
(Isa
Stacciarini/Esquina)
Já o túnel do metrô na altura da 102 sul é utilizado como travessia de pedestres. De acordo com quem passa pelo local, diferentemente das outras passarelas, a da Asa Sul é limpa e possui fiscalização. Marina Silva, 26 anos, concorda com as opiniões. “É muito seguro, além de ser limpo. Não utilizo nenhuma outra passarela. Quando preciso atravessar o Eixão e o Eixinho em outras quadras prefiro passar por cima”, relata. A dona de casa Vanda Marques lamenta que os outros túneis não sigam o mesmo modelo. “Tem passarela que está em estado precário. É necessário que o governo faça alguma reforma ou que construa novas travessias como esta. Aqui ninguém tem medo de trafegar, além de ser mais seguro do que atravessar o Eixão”, afirma.
O sargento da polícia militar Danilo Nunes alega que as passarelas são fiscalizadas e sempre quando possível ocorre policiamento. Porém, de acordo com ele, não é possível deslocar policiais todos os dias para fazer a ronda. “Existem dias onde sempre ocorre alguma ação em que é preciso um maior reforço de policiamento e, naquele momento, a urgência é prioridade”, declara.