Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Novas regras para declaração do IR garantem mais segurança

Receita estima diminuir erros básicos com o fim da declaração de papel

O supervisor do IR, Joaquim Adir, afirma que declaração
pela internet é mais rápida e segura. (Elza Fiúza/AB)
Por Caroline Rosito
Pela primeira vez, a Receita Federal só receberá Declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) pela internet, ou através de disquetes nas agências da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil. O que para alguns é uma facilidade, para Francisco Amaral a novidade se tornou um transtorno. 

“Eu não sei mexer com computador. Na minha casa eu tenho o aparelho, mas é muito antigo e não é conectado à internet”, diz.

Como todos os anos, o aposentado separa comprovantes, recibos e notas fiscais para declarar suas despesas e rendimentos anuais à Receita. Esse ano, o aposentado teve que recorrer à ajuda de um contador para não errar na hora de prestar contas ao fisco. “Para não perder tempo, preferi contratar um profissional”, explica.

Assim como Francisco, outros 67 mil contribuintes ainda usavam o formulário de papel. Segundo o supervisor nacional do IRPF, Joaquim Adir, o número é muito pequeno em relação ao total de contribuintes declarantes, que é de 24 milhões. Adir explica que o objetivo da medida é acabar com os erros de preenchimento.

“Quase 50% dos declarantes em formulários impressos caíam na malha fina, por que erravam nos cálculos ou esqueciam de colocar algumas informações, como data de nascimento dos dependentes, por exemplo”.

Além disso, entregar a declaração pela internet é mais seguro e rápido. “Colocar os dados no programa da Receita e enviá-los pela rede é mais confiável, pois ninguém tem acesso”, garante o supervisor. 

Segundo ele, quando a pessoa entregava a declaração de papel nas unidades da Receita Federal, os funcionários precisavam transcrever as informações para o sistema, o que facilitava o acesso aos dados do contribuinte por outras pessoas.

Como entregar a declaração
Para quem tem dúvidas de como declarar pela internet, o contador Carlos Machado dá a dica: “Navegue antes pelo programa e leia com atenção as orientações. O programa é simples e autoexplicativo”, afirma.

O programa gerador da declaração do imposto está disponível no site da Receita Federal e pode ser instalado em praticamente todos os computadores. Depois de preenchida, a declaração deve ser enviada à Receita por meio de outro aplicativo, conhecido como Receitanet, também disponível no portal.

Prazo para entrega
O contribuinte que recebeu, em 2010, rendimentos tributáveis acima de R$22.487,25 deve enviar a declaração do IRPF 2011 até o dia 29 de abril.

Dúvidas com IR? Veja o guia prático do Esquina