Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

A vila é aqui

Franquia do Santos FC em Brasília é alvo dos novos atletas

(Marcos Paixão/Esquina)
Por Marcos Paixão 
O Santos FC tem uma tradição histórica de revelar grandes craques para o cenário do futebol mundial. Robinho, Diego e os novos queridinhos do Brasil, Paulo Henrique Ganso e Neymar. É por esse motivo que os futuros atletas aqui do Distrito Federal procuram a franquia Meninos da Vila, que é mantida pela Associação dos Funcionários da Caixa Econômica Federal (APCEF/DF), e tem capacidade de atender 300 atletas.

Alessandro Oliveira , um dos professores da franquia aqui do DF, que faz parte do Projeto das Escolas Oficiais de Futebol Meninos da Vila, afirma que a alta procura é pela tradição. “Os pais dos alunos matriculam seus filhos aqui porque eles insistem. Eles querem ser como Ganso e Neymar”, destaca o professor.

A escolinha reúne garotos de 9 a 17 anos de idade, e cada semestre acontece uma seleção realizada por funcionários do Santos vindos de São Paulo. Os atletas que se destacam vão para sede do clube fazer os treinamentos no CT – Centro de Treinamento Rei Pelé, com os garotos da mesma categoria. “Temos bons jogadores aqui, já mandamos dois para Santos, e não voltaram mais”, ressalta Alessandro.
(Marcos Paixão/Esquina)
A filosofia de jogo do Santos de Neymar é respeitada. Treinamentos táticos buscam formar atletas ofensivos. Segundo Alessandro, a parte física não é tão importante, o diferencial é fazer os garotos entenderem como se joga futebol. “Futebol é inteligência, e é isso que fazemos aqui, ensinamos os garotos a pensarem e não a se matar de tanto correr”, disse ele.

Os novos atletas se espelham nos jogadores até no corte de cabelo. “Na verdade foi o Neymar que me imitou”, brinca Caique, jogador que atua no meio de campo, assim como seu ídolo.