Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Construções desenfreadas são principal causa de alagamentos no DF

Diminuição da área verde reduz capacidade de escoamento da água das chuvas.

Forte chuva na Asa Norte deixa vias alagadas
(Antônio Cruz/AB)
Por Thayza Resende
Nos últimos anos, a Asa Norte tem sofrido com os alagamentos em dias de chuva. O setor de hipermercados localizado no final da Asa Norte é um dos lugares mais comprometidos. A principal causa deste problema é o aumento considerável da área construída, e uma consequente diminuição da área verde do bairro. Deste modo, a absorção da água das chuvas fica comprometida.

“As mudanças climáticas podem ser um fator decisivo, mas a impermeabilização progressiva das áreas contribui significativamente”, explica o professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da UnB, Paulo César Marques. Quanto mais construções houverem sem o devido redimensionamento de drenagem urbana, maiores as chances de alagamento em diferentes pontos do bairro.

Além de reduzir a área verde, as obras do Setor Noroeste aumentaram o trânsito de caminhões e a quantidade de terra e lama no local. Esses materiais caem no asfalto no decorrer do movimento dos veículos e entopem os bueiros, dificultando o escoamento das águas das chuvas.