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Ouvidoria do HRAN diz que falta de médicos explica demora no atendimento

Por Laísa Vinhas

A ouvidoria do Hospital Regional da Asa Norte explicou, em entrevista à reportagem do Esquina On-line, que a falta de médicos pode ser a causa da demora de atendimento na unidade de saúde. Só neste ano, foram mais de 55 mil consultas de janeiro a julho de 2011, 15 mil a mais do que no mesmo período do ano passado. A marcação de cirurgias, por exemplo, também registrou um aumento de 63%

A explicação do hospital é que muitos médicos se aposentam e não há reposição com novas contratações. Dessa forma, ainda segundo a ouvidoria, não conseguem atender à demanda de pacientes.  Outra justificativa é que pacientes também vêm de fora do Distrito Federal, o que aumenta a fila de atendimento.  
Entre as consultas de clínicas especializadas, a dermatologia foi a mais procurada em 2010, e continua assim também em 2011. De janeiro a julho, essa especialidade já atendeu mais de quatro mil pessoas. De  fato, a reportagem observou que a ala de espera é uma das mais cheias do hospital. Outro problema, que pode acentuar a espera, é que os documentos circulam apenas em papel, sem qualquer computador para organizar o atendimento.

 Além da suposta falta de médicos, há também atrasos. Pacientes que estavam com consulta marcada desde as 7h30 esperaram uma das médicas que se atrasou mais de duas horas.

“Por mais que demore...”
Pacientes ouvidos pela reportagem acham que, por mais que demore, ainda assim é mais rápido do que em outros hospitais. Bastaria conseguir chegar bem cedo. Uma paciente que se identificou como Conceição, moradora do Guará, levou a filha para ser atendida e diz que valeu à pena ir ao HRAN. “Prefiro vir para cá porque por mais que demore eu tenho certeza que minha filha será atendida. No posto e no hospital do Guará você só sabe se vai ser atendida depois de, no mínimo, três horas de espera”, explica.

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