Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Mulheres com mais de 40 anos possuem mais participação no mercado de trabalho feminino




Mulheres acima dos 40 anos estão mais presentes no mercado de trabalho em comparação às mulheres mais novas, segundo pesquisa divulgada pelo Dieese. Em 2004, 73,4% das mulheres com faixa etária entre 40 e 49 anos estavam empregadas, enquanto que, na faixa de 16 e 24 anos, essa porcentagem é de 70%.
O Sistema de Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) realizou um balanço que mostrou que em 2012, 74,2% da classe feminina mais velha exerciam alguma função. Em relação às mais jovens, houve uma queda, apenas 63,4% trabalhavam.
Mas as que possuem filhos podem encontrar mais dificuldades na hora de achar um trabalho. Em 2004 cerca de 51,3% delas estavam atuando, já em 2012, apenas 50,7%. Outro fator que dificulta na hora de conseguir um emprego está relacionado ao grau de escolaridade que vem sendo muito cobrado pelas empresas nos dias atuais.
As mulheres ocupam cada vez mais o seu espaço no mercado de trabalho, o que garante, segundo entrevistadas, independência financeira. A gerente Onezi Ferreira, de 59 anos, afirmou que apesar de existir mais oportunidades para o público feminino as mulheres ainda enfrentam dificuldades na hora de procurar emprego. "No mercado de trabalho, a mulher domina tanto quanto o homem. Mas infelizmente para as pessoas a idade ainda é um tabu." Escute na íntegra a entrevista de Onezi Ferreira.
Por Luana Anschau