Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Mulheres negras encontram ainda mais dificuldades no mercado

Segundo uma pesquisa feita pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) mostra que 52,2% das mulheres do Distrito Federal são negras, porém, dentre essas, 73% das mulheres negras se encontram desempregadas. O dado é considerado alarmante. Leia mais sobre o assunto.


 O problema pode ser um reflexo de um elevado índice de defasagem em sua escolaridade, onde 31,1% das mulheres negras, com 15 anos e mais declararam não ter instrução ou ter o ensino fundamental incompleto.
Francisca Borges do Nascimento, babá de 36 anos, porém, faz parte da minoria constatada na pesquisa. Ela afirma nunca ter encontrado dificuldades para conseguir emprego apesar de ter cursado até a quinta série do ensino fundamental e ser negra. Ela credita a facilidade ao fato de seu cargo ser quase que inteiramente dominado pelas mulheres. “Nunca encontrei dificuldades para conseguir emprego. Precisei me afastar do meu emprego por conta dos meus filhos mas tive uma volta rápida”, afirma a babá. Confira um trecho da entrevista.

Por Raphael Costa