Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Mulheres tem maior dificuldade de inserção no mercado de trabalho, indica pesquisa

Cerca de 15% da população feminina do DF está desempregada

As mulheres no Distrito Federal têm uma dificuldade maior do que homens para conseguir emprego, de acordo com pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) em 2012. O levantamento aponta, entre outras informações, que o tempo médio, em semanas, que uma mulher procura um cargo profissional é maior do que um homem. A mulher passa, em média, 46 semanas procurando emprego, enquanto o homem leva por volta de 37.
A dificuldade se acentua quando se observa que a taxa de desemprego entre as mulheres é maior do que entre os homens. Enquanto a população feminina do Distrito Federal tem 15,1% de taxa de desemprego, 9,6% dos homens estão sem trabalho.

 
 
De acordo com Jamila Zgiet, gerente de Estudos Transversais da Codeplan, nas diferenças salariais entre homem e mulheres , mulheres recebem apenas 73% do salário dos homens. Um déficit de 13% que representam uma diferença no mercado de trabalho entre os gêneros.

No comércio, há exemplos de como algumas faixas etárias são “evitadas” pelos empregadores. Segundo a gerente de restaurante Onezi Ferreira , de 59 anos, a equipe é formada apenas por mulheres acima de 25 anos. Para ela, mulheres abaixo dessa média de idade não teriam maturidade para assumir alguns cargos.
Por Raphael Costa