Por Fellype Sales e Ana Paula Véras
- Projetos são desenvolvidos para ajudar em recuperação de traumas sofridas por crianças é apresentado em congresso -
- Projetos são desenvolvidos para ajudar em recuperação de traumas sofridas por crianças é apresentado em congresso -
Os alunos do curso de Engenharia Civil acompanhados do professor Me. Luciano Henrique Duque apresentaram na terça- feira (01) durante o XI Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do UniCEUB (foto) quatro projetos desenvolvidos para reabilitação de pessoas em recuperação de traumas. O primeiro projeto exposto foi de desenvolvimento de games que auxiliam os fisioterapeutas em sessões feitas com crianças. “Às vezes a criança não quer fazer o movimento orientado pelo fisioterapeuta porque dói. Mas, se ela for estimulada pelo jogo, talvez ela tenha menos dificuldade em realizar os exercícios exigidos”, afirmou o professor Luciano Duque.
Outro projeto apresentado foi o da prótese mioelétrica, que tem como objetivo ajudar pacientes que não possuem os movimentos das mãos. A prótese transforma os sinais mioelétricos, que consiste na soma de todos os sinais detectados em certa área da musculatura do corpo humano transmitidos pelo cérebro em movimentos. De acordo com o professor Henrique Duque, estas próteses custam 30 mil reais no mercado, porém o Uniceub não gastará mais que mil reais para produzir uma peça dessas.
Os últimos projetos apresentados foram o medidor de força e o eletrocardiograma portátil, este último está em fase de preparação para ser lançado em 2014. A principal barreira enfrentada pelos alunos que desenvolvem os projetos da prótese mioelétrica, medidor de força e eletrocardiograma portátil é a retirada dos ruídos causados pela baixa qualidade na transmissão de sinais do cérebro, dos músculos e do coração respectivamente. De acordo com os alunos que apresentaram seus projetos, a intenção é produzir aparelhos com custo barateado, visando a melhoria social dos pacientes.