Por Mariana Dâmaso, Vane Lopes e Ana Paula Véras
- Estudos de caso possibilitam que alunos e demais participantes vejam na prática o assunto abordado -
- Estudos de caso possibilitam que alunos e demais participantes vejam na prática o assunto abordado -
O segundo dia do XI
Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão foi marcado por uma série de
atividades, entre elas, estavam os relatos e estudos de casos. O Prof. Luiz Claudio
Ferreira ministrou, durante a manhã no Bloco 2 do UniCEUB, um estudo de caso sobre
desastres nas questões socioambientais. O projeto de pesquisa foi realizado a
partir do estudo de 13 edições das revistas, Veja, IstoÉ e Época,
relacionadas aos desastres ocorridos em Santa Catarina, Pernambuco e Rio de
Janeiro.
Cobertura de desastres ambientais é tema de Estudo de Caso |
Para analisar o
material publicado o professor dividiu a reportagem em três categorias,
dimensão factual, dimensão dramática e dimensão causal. A primeira
classificação está ligada a cobertura de dados exatos e episódios fornecidos
por fontes públicas, a segunda quando a fonte é a vítima ou parte afetada e por
último relaciona-se com informações de contextos, tais como causas e soluções,
apuradas a partir de fontes especializadas. Em seu relato, Luiz Claudio afirma
que a forma como jornalistas cobrem esses fatos é a sua principal preocupação
“Nós jornalistas devemos informar, mostrar como prevenir acontecimentos como
esse e não simplesmente noticiar para vender revistas”.
Durante a noite também houve apresentações de relatos,
alguns deles foram Mobilidade Acadêmica: relatos de intercâmbios e Estágio
Interdisciplinar em violência doméstica. No primeiro caso foram apresentações de TCC
dos alunos de pós -graduação do UniCEUB. Foi feito uma seleção com os trabalhos
que tiveram os assuntos mais relevantes e curiosos. O segundo tema relata estudantes
do curso de Psicologia, que trabalham com equipes da justiça auxiliando e
criando grupos de ajuda às pessoas que sofrem algum tipo de violência. Essa
prática interdisciplinar está sendo praticada, mas não está totalmente pronta,
está funcionando mas ainda busca melhorias.