Os pais, por ansiedade, frequentemente não percebem que é essencial para a criança viver cada parte do desenvolvimento. E a agonia deles faz com que os filhos pulem etapas. A professora de dança e técnica em Body-Mind Centering (BMC), Rossana Alves, explica que, quando o bebê (de até um ano de idade) salta um dos estágios de movimento previstos nessa primeira fase da vida, é provável que tenha dificuldades com atenção e foco no futuro: "Se o bebê passa pela fase do lagartinho, se arrastando de barriga para baixo, ele não ganha uma consciência do seu lado direito e esquerdo do corpo, muitas vezes gerando o problema de dislexia".
Rossana conta que o engatinhar do bebê conecta os dois lados do cérebro, isso gera uma evolução da leitura na vida dessa criança. "Uma professora minha teve que voltar com a filha para o chão quando ela tinha seis anos para que a criança pudesse engatinhar e a conexão no cérebro fosse feita."
Veja o vídeo da professora de BMC Rossana Alves, contando sobre sia experiência com a técnica e as mudanças na sua vida.
Reeducação do movimento
O Body-Mind Centering foi criando nos Estados Unidos por Bonnie Bainbridge Cohen, nos anos de 1960. O BMC é uma abordagem da educação somática que trabalha a conscientização do corpo com a mente.
Professora Rossana Alves ensinando o movimento
O estudo relaciona os princípios da anatomia com o consciente humano, e utiliza a dinâmica do corpo. Essa técnica pode ser associada a inúmeras áreas que misturam mente e movimento, como dança, yoga, terapia ocupacional, fisioterapia, meditação, entre outros. O preço é relativo, cada profissional define o seu.
Nesse vídeo, a criadora do BMC, Bonnie, ensina como realizar o alongamento dos ombros e da coluna para depois realizar o movimento previsto.
Saiba mais sobre a técnica pelos links
Leia a matéria completa apara saber mais sobre o BMC e a influência na vida das crianças
Por Juliana Braz