Por Brenda Oliveira
- O Jiu Jitsu que não é voltado apenas para a luta, esporte também é usado em benefício da população -
- O Jiu Jitsu que não é voltado apenas para a luta, esporte também é usado em benefício da população -
Alunos aprendendo golpe de Jiu-Jitsu |
A modalidade esportiva de lutas marciais está se tornando muito divulgada atualmente nos meios de comunicação, em decorrência dos diversos estilos de lutas que estão sendo apresentadas, através de canais que apresentam lutas de artes marciais mistas de MMA (Mixed Martial Arts), em programas como UFC
(Ultimate Fighting Champions).
O jiu-jitsu que significa suavidade na técnica, onde jiu significa suave e jitsu significa arte ou técnica, é um termo de origem japonesa. O jiu-jitsu é uma arte marcial com origem na Índia, na qual o lutador usa várias técnicas e golpes para derrotar seu adversário.
Edgar Santos, professor de Jiu-Jitsu |
Jiu-Jitsu no UniCEUB
O curso de Educação física do Centro Universitário de Brasília oferece aos alunos a disciplina pedagogia das lutas, na qual aborda os aspectos pedagógicos do universo da prática de artes marciais como instrumento rico no contexto de educação escolar. O UniCEUB ainda oferece aos alunos a modalidade jiu-jitsu em diversos horários e com diversos professores.
Boia afirma que "na atualidade vivemos em constantes batalhas, as quais podem ser entendidas como lutas, encontradas em quase todas as ações humanas, a luta pela sobrevivência, contra os problemas sociais, e inúmeros outros oponentes visíveis e invisíveis, desta forma, destaca-se a importância da correta inserção do conteúdo no ambiente escolar, sendo imprescindível para o desenvolvimento afetivo-social, cognitivo, fisiológico e motor do educando".
O coordenador entende "como de suma importância o conteúdo de lutas no desenvolvimento do cidadão, principalmente para os alunos que poderão receber esses estímulos de maneira correta, incitando o educando a entender o real significado tanto como esporte, também como reflexão/relaxamento, para assim desmistificar as batalhas cotidianas de classes e as necessidades humanas".