Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Conic - Pluralidade Religiosa

A grande diversidade de público presente no Conic, oficialmente chamado de Setor de Diversões Sul, se dá pela grande discrepância de lojas presentes no local. Trata-se de um espaço de boa convivência entre estilos de vida diferentes. As duas igrejas evangélicas localizadas no Conic, Universal do Reino de Deus e Mundial do Poder de Deus, ficam próximas à Federação Nacional de Umbanda. A livraria religiosa, Rocha Eterna é vizinha do Sex Shop. 
Fachada da Igreja Universal do Reino de Deus / Foto: Jade Goulart Meireles

Compreender essa heterogeneidade de tipos sociais que ali circulam pode ser um exercício interessante. Para Guilherme, vendedor na loja localizada na parte lateral da igreja Universal, Verdurão Camisetaria, a igreja atrapalha um pouco. “É muito barulho, muita gritaria. Se quer louvar a Deus, faça isso em silêncio. Já escutei o berreiro de manhã, de tarde e a noite”, declarou.
A chegada dos evangélicos no local foi um acontecimento curioso. Inicialmente, houve uma proposta do Bispo Macedo para comprar o Cine Atlântida, uma das melhores salas de cinema da cidade. O governo levou o assunto em pauta a Câmara Legislativa e o parecer foi positivo, sob o argumento de que atividades religiosas podem ser entendidas como teatro, uma diversão ao povo. Por outro lado, a presença dos fiéis no Conic praticamente não interfere em nada na rotina do edifício: chegam, oram e saem sem olhar para os lados.
Já para Welton Souza, vendedor na Ótica Tropical, a igreja favorece as vendas dentro da loja. “A igreja Universal ser localizada aqui do lado da loja só me beneficia, acontecem muitos casamentos e com isso, casais vêm aqui comprar aliança e até mesmo os pastores e membros da igreja são clientes aqui da loja, então isso é bom para mim, agora tem gente que já não gosta do barulho, mas aqui na loja não atrapalha em nada, o som não vaza para cá”, ressaltou.
Vendedor na Ótica Tropical declara se sentir favorecido em ter a igreja Universal ao lado da loja aonde trabalha / Foto: Jade Goulart Meireles

A Secretaria de Estado da Ordem Pública e Social do Distrito Federal aponta quais são os principais danos à saúde causados pelo barulho em excesso e como proceder quando se sentir prejudicado. Para utilizar som mecânico ou ao vivo em estabelecimento comercial, o proprietário deve requerer licença na Administração Regional e apresentar um laudo que comprove isolamento acústico no local. Os limites de barulho em áreas comerciais é de 60 dB dia e 55 dB à noite.
Eva Soares, balconista do Café Eldorado há 18 anos, garante se sentir bem com a presença das igrejas evangélicas no Conic. “O fato de a igreja ser na frente da loja me influencia de forma positiva, pois vou lá quando me dá vontade, assisto os cultos e converso com os pastores”. Para Júnior Lima, que frequenta o Conic diariamente e é ateu, a igreja faz parte do comércio. “Em minha opinião, essas igrejas não fazem diferença em nada aqui no Conic e nem na minha vida, até porque as vejo como parte do comércio, a igreja é um comércio. Estou aqui diariamente, e quando estou perto das igrejas é constrangedor, as pessoas saem do culto falando coisas que não me fariam entrar”, ressalta.
Érica Leite, da Livraria Luz do Saber, dá o seu depoimento sobre como foi a relação da loja com a inserção da igreja Mundial do Poder de Deus em frente a livraria. Ouça entrevista com Érica Leite.


Érica Leite, da Livraria Luz do Saber conta que as lojas devem se adequar aos lugares onde estão localizadas / Foto: Jade Goulart Meireles


As tentativas de suprimir com o Conic e acabar com todas as igrejas foram inúmeras, mas para o católico Wanderlei Rodrigues, isso tiraria toda a essência do lugar, que foi construída ao longo dos anos. “Enquanto houver respeito e cooperação da parte de todos, o ambiente será agradável. As igrejas que estão localizadas aqui no Conic são evangélicas e eu como católico não vejo porque não ir lá ouvir os pastores pregarem, me sinto bem quando saio de lá, gosto de vir aqui no Conic passar o tempo e ir a igreja. Um dia visito a Universal, dois dias depois vou à Mundial do Poder de Deus e faço isso já tem mais ou menos uns dois anos”.
Entrada da Igreja Mundial do Poder de Deus / Jade Goulart Meireles

Por: Jade Goulart Meireles - Esquina Online