Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Marcas físicas de uma doença mental



Raphael de Macedo

“Me chamavam de folgada, preguiçosa. Falavam que era drama, falta do que fazer ou para chamar atenção” relata Daenerys*, de 22 anos, diagnosticada aos 17. Entre sintomas como mudanças de humor, descontentamento, cansaço, sofrimento emocional, solidão e ansiedade, a jovem encontrava-se em um quadro de uma doença incapacitante que vem preocupando a Organização Mundial da Saúde: a depressão.

A revista médica Lancet recentemente publicou um estudo que mostra a depressão como uma das principais patologias incapacitantes no Brasil.

Para configurar um quadro de depressão, explica a psiquiatra Josianne Martins.
“O quadro depressivo é caracterizado por sintomas como tristeza, perda de interesse ou prazer nas suas atividades, alteração de peso, dormir demais ou dificuldades para dormir”, explica a psiquiatra Josianne Martins. “Os sintomas devem ser persistentes na maior parte do dia, quase todos os dias e estarem presentes há pelo menos duas semanas para se encaixar num quadro patológico.”

Para ler o resto do material, clique aqui