Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Arquiteto da imagem


No começo conciliou a profissão de arquiteto com a de fotógrafo amador, mas logo sentiu necessidade de aprender fotografia e se profissionalizar. As influências foram muitas, “admiro vários fotógrafos, não tenho uma dependência, uma filiação direta”. Porém, considera Cartier-Bresson como “o pai de todos nós”, principalmente pela idéia do momento decisivo, característica de Bresson e muito marcante na carreira de Luis Humberto.

O olhar do arquiteto também interferiu na visão do fotógrafo. “Você tem a ordenação de linguagem que é do arquiteto. Eu não sou escravo dessa coisa, mas ela vem, e eu custei muito a reconhecer isso”.

Hoje, com 74 anos, fotografa pouco, com câmera digital, o que lhe permite recuperar um pouco da mobilidade que os anos lhe tiraram. Nunca parou de fotografar. “Fotografia é uma maneira de ver o mundo. É um engano muito grande achar que a fotografia precisa de um momento especial. Uma festa, um almoço da Páscoa na minha casa, dá coisa pra diabo. Fotografar o cotidiano, eu sempre me voltei muito para isso”.

Analisando suas fotos podemos ter uma noção de como é o mundo para Luiz Humerto. O segredo, ele não esconde, “seja fiel ao seu ofício, e apaixonado por ele”.
  “Fotografia está em todo lugar”. Essa é a premissa da obra de Luis Humberto. O arquiteto descobriu a fotografia após o nascimento de seu primeiro filho, hoje com 49 anos. Era uma forma de documentar o crescimento do menino. “Eu não sabia nada de fotografia, aí foi uma dificuldade. Fui tateando e me encantei, e com esse encantamento, eu comecei a trabalhar”.
O fotógrafo Luís Humberto fala sobre como se aproximou da fotografia, suas influências e o que seu trabalho significa

   Por Flávia Otero