Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Workshop ensina estudantes a obter acesso a lista de gastos públicos

Representante da associação 'Contas Abertas' explicou aos alunos importância de fiscalizar dados do governo.

Por Camila Griguc
O economista e secretário executivo da associação "Contas Abertas", Gil Castello Branco, realizou um workshop na quarta-feira (25), durante a Semana de Comunicação do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).

O objetivo foi mostrar aos alunos como funcionam as plataformas de dados, como o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) e do Portal da Transparência.

Conhecida por auxiliar jornalistas na descoberta de grandes escândalos com dinheiro público, o contas abertas, foi fundado em 2005, incentivando a participação da sociedade na prevenção e no combate à corrupção.

Durante o workshop, o economista ensinou passo a passo como consultar informações públicas no site Portal da Transparência, e ressaltou a importância desses dados no trabalho jornalístico.

Foram exibidas reportagens que tiveram como base os dados obtidos por meio dos recursos ensinados, algumas delas provocaram escândalos e até mesmo demissões de pessoas públicas, como a ex-ministra Matilde Ribeiro.

Para Gil, a transparência de dados no Brasil evoluiu notoriamente nos últimos anos, mas ainda tem muito que melhorar, pois o acesso as informações não é completo, existem muitas áreas restritas nesses portais e o sistema de busca ainda é bastante complexo.

Gil destacou que cada vez mais os meios de comunicação têm buscado informações nestas plataformas. Elas são fundamentais para a contextualização dos fatos sociais e políticos do país. Para ele, saber trabalhar com essas ferramentas é um forte diferencial para os jovens ingressantes no mercado de trabalho.

O economista contou ainda com o auxilio do analista de sistemas, Carlos Benner, que é especialista na área de monitoramento de gastos públicos no SIAFI.


Leia a crítica de Sérgio Vinícius sobre a Semana da Comunicação