Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Diário de Bordo: Dia 05 - 20 de maio

Formatura: militares com caminhões ao fundo
(Filipe Marques/Esquina)
Hoje (sexta, 20), acordamos tristes por ser a nossa última manhã em terras amazônicas, mas felizes por todos esses dias que valeram muito à pena. Tomamos café da manhã no hotel, no centro de Boa Vista (RR), pegamos o ônibus e fomos conhecer a 1ª Brigada de Infantaria de Selva.

O comandante da 1ª BIS, o general Franklinberg, nos esperava para uma formatura. Com os militares todos em forma, a apresentação começou muito semelhante às duas dos Pelotões de Fronteira.

A primeira diferença visível era o tamanho: o número de militares alinhados é incomparavelmente maior. Em seguida, tanques, carros e jipes militares participaram de um desfile motorizado, com música da banda militar ao fundo.

Com a formatura encerrada, partimos para as fotos e os agradecimentos. Foi a hora de nos surpreendermos. Verônica Machado, aluna de nossa comitiva, fez um belo e sincero discurso, com direito a olhos cheios de lágrima em vários alunos, militares e, surpreendentemente, no general comandante de Boa Vista.
Zoológico da 1ª BIS (Giselle Mourão/Esquina)
Visitamos, por fim, o zoológico da Brigada. Pequeno, se comparado a outros que vimos anteriormente. Chegamos pela primeira vez perto de lindos tucanos, araras, veado, além da onça fêmea, mascote do batalhão, e de uma grande cobra sucuri.

Ainda deu tempo de conhecermos o Coronel Nolasco, que vai comandar a tropa com mais de 800 militares para o Haiti em agosto deste ano. Vimos o cronograma e como serão feitas as preparações. Depois, demos uma rápida passada no 33º Grupamento de Artilharia de Campanha de Selva (GAC).

No local, assistimos ao disparo de um obus, que é parecido com um canhão. A diferença entre eles é que um canhão é usado para realizar fogo direto, enquanto o obus, popularmente conhecido como obuseiro, faz uma trajetória parabólica, para atingir uma área específica.

Embarcamos no aeroporto de Boa Vista por volta de 13h, com destino a Manaus (AM). Foi um voo tranquilo e rápido. Na parada, os militares abasteceram a aeronave para nossa última jornada aérea.
GAC e dois "obuseiros" (Giselle Mourão/Esquina)
Começamos, então, o último trajeto da viagem, que nos levaria de volta à capital federal. Apesar das fortes turbulências, chegamos sãos e salvos.

Às 16:40 pisamos em terras brasilienses (terras frias, diga-se de passagem, se comparadas ao calor do norte do país) após cinco intensos dias na Amazônia.

O saldo, para nós, é a certeza de uma viagem que mudou nossa maneira de pensar. Todos nós já sabíamos que a Amazônia é uma imensidão verde, que exibe riqueza em fauna e esbanja recursos hídricos, mas precisávamos ver de perto para compreender que é muito além disso.

Nós pudemos chegar perto do "a mais" que não está em simples fotos ou vídeos. Conhecer o povo e a cultura daquele lugar foi sensacional e único. Estamos encantados com tudo o que vimos.

Por isso, gostaríamos de agradecer o Exército Brasileiro por esta maravilhosa oportunidade, pela dedicação dos militares e pela organização desta viagem. Agradecemos também ao professor Bruno, que esteve sempre ao nosso lado dando o suporte necessário.
Comitiva do "Projeto Formadores de Opinião" na chegada a Brasília (Comitiva UniCEUB/Esquina)
Agora, a próxima missão é descansar um pouco, rever a família e se preparar para uma semana intensa de trabalho. A meta da nova missão é tentar consolidar tudo o que vimos e sentimos e, em seguida, reproduzir para nossos colegas o que agora já faz parte de nós. Afinal, missão dada é missão cumprida!