Durante a Campanha de Atualização da Caderneta de Vacinação, o Ministério da Saúde disponibiliza também, para crianças de seis meses a cinco anos, superdoses de Vitamina A. Neste primeiro momento, o objetivo é atingir todas as crianças nessa faixa etária que moram no Norte, Nordeste e Vales do Mucuri e Jetiquinhonha. A estratégia, que faz parte do Programa Brasil Carinhoso, visa a ajudar na prevenção da hipovitaminose (carência de Vitamina A).
Saiba mais sobre a campanha de vacinação
A coordenadora geral de Alimentação e Nutrição do ministério da Saúde, Patrícia Jaime, explica que a ação é fundamental para o crescimento e desenvolvimento das crianças brasileiras, já que a suplementação de Vitamina A ajuda a reduzir as gravidades causadas por infecções e diminuir amortalidade infantil. Atualmente no Brasil, a cada mil crianças nascidas, 15,7 não completam o primeiro ano de vida. Segundo a coordenadora, a escolha dos municípios que receberão as doses está ligada às condições sociais do lugar.
Segundo o Ministério da Saúde, foram investidos R$ 6 milhões na vitamina. O objetivo é que até o final deste ano, as doses sejam disponibilizadas nos postos de saúde de todos os municípios prioritários do Programa Brasil Sem Miséria. Após a primeira dose, as crianças deverão receber a Vitamina A a cada seis meses nos serviços de saúde tradicional ou durante as campanhas de vacinação. A meta é que cerca de sete milhões de crianças recebam as superdoses da vitamina.
Por Gabriela Caldas - Jornal Esquina On-line
Governo investe em suplemento de Vitamina A para diminuir a mortalidade infantil
11:30