Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Governo investe em suplemento de Vitamina A para diminuir a mortalidade infantil

Durante a Campanha de Atualização da Caderneta de Vacinação, o Ministério da Saúde disponibiliza também, para crianças de seis meses a cinco anos, superdoses de Vitamina A. Neste primeiro momento, o objetivo é atingir todas as crianças nessa faixa etária que moram no Norte, Nordeste e Vales do Mucuri e Jetiquinhonha. A estratégia, que faz parte do Programa Brasil Carinhoso, visa a ajudar na prevenção da hipovitaminose (carência de Vitamina A).

Saiba mais sobre a campanha de vacinação

A coordenadora geral de Alimentação e Nutrição do ministério da Saúde, Patrícia Jaime, explica que a ação é fundamental para o crescimento e desenvolvimento das crianças brasileiras, já que a suplementação de Vitamina A ajuda a reduzir as gravidades causadas por infecções e diminuir amortalidade infantil. Atualmente no Brasil, a cada mil crianças nascidas, 15,7 não completam o primeiro ano de vida. Segundo a coordenadora, a escolha dos municípios que receberão as doses está ligada às condições sociais do lugar.

Segundo o Ministério da Saúde, foram investidos R$ 6 milhões na vitamina. O objetivo é que até o final deste ano, as doses sejam disponibilizadas nos postos de saúde de todos os municípios prioritários do Programa Brasil Sem Miséria. Após a primeira dose, as crianças deverão receber a Vitamina A a cada seis meses nos serviços de saúde tradicional ou durante as campanhas de vacinação. A meta é que cerca de sete milhões de crianças recebam as superdoses da vitamina.

Por Gabriela Caldas - Jornal Esquina On-line