Por Eduardo Aiache
O Guará está mais seguro. Pelo menos é o que indicam os dados do último levantamento da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. A pesquisa aponta uma queda nos índices de criminalidade da cidade. Só nos últimos três meses, a quantidade de roubos e furtos diminuiu cerca de 50 %. O estudante de publicidade do UniCeub, Juarez Júnior, 21 anos, reclama que ainda não se sente seguro na região. “O que eu observo é que a violência não está mais só na quadra 38, mas sim em todo lugar no Guará, não importa se é de dia ou de noite”, diz Juarez.
A 4ª Delegacia de Polícia, responsável pela região administrativa do Guará, informa que, no mês de julho, foram registradas 55 ocorrências policiais. No mesmo período do ano passado, esse número ultrapassou 100 ocorrências.
Segundo o comandante do 4º Batalhão da PM do Guará, coronel Antônio Carlos de Santana, a diminuição se deve ao reforço do policiamento nas ruas da região. Ele ressalta também o trabalho integrado entre as polícias Militar e Civil, Detran e Corpo de Bombeiros. “Desde que assumimos o comando da região há três meses, pelo menos 40% da criminalidade diminuiu em todos os aspectos”, relata o comandante.
Para o administrador da cidade, Carlos Nogueira, a participação da comunidade é essencial para a criação de novas táticas com o objetivo de diminuir a criminalidade. ”O que mais tem contribuído para essas estatísticas é a interação da comunidade no combate ao tráfico de drogas, da criminalidade”, afirma Carlos. Segundo ele, só com a denúncia da população será possível diminuir ainda a criminalidade no Guará.
Queda da criminalidade no Guará não tranquiliza moradores
21:57
Brasília, cidades, Segurança Pública