Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Perfis da dependência química na adolescência

Foto: Marco Gomes/Creative Commons

A adolescência é a primeira porta de entrada para determinadas experiências. Festa, barzinho e carnaval são eventos que podem significar, aos ouvidos dos pais de um adolescente, o uso de drogas. “Toda família tem alguém que é a ovelha negra, a fruta podre”. São palavras da mãe de uma dependente química, em uma reunião para pessoas na mesma condição. Palavras, estas, que ilustram a visão da sociedade sobre o viciado em drogas: uma pessoa estragada, sem conserto, marginalizada e esquecida.

Conheça duas histórias de jovens que foram vítimas dessa realidade. Uma delas é ponteada por tragédias paralelas ao uso de drogas. A outra mostra que é possível encontrar uma luz no fim do túnel: a superação. 




O aposentado José Vilmar Pereira visita o filho na prisão todas as quintas-feiras. Tudo começou quase dez anos atrás, quando o garoto passou a usar maconha. Não demorou para aparecer a curiosidade de experimentar drogas mais pesadas. A primeira internação veio antes dos 15, compulsoriamente, numa clínica onde ele passou três meses. Vilmar conta que a primeira prisão ocorreu logo após a alta. “Foi preso com 15 anos por tráfico de drogas. Ele ficou preso mais ou menos uma semana e depois ficou em liberdade assistida. Me deu muito trabalho, continuou usando drogas e andando com as mesmas companhias”, lamentou.

O menino passou ainda pela segunda internação, em uma clínica no estado de São Paulo. Permaneceu por seis meses. Parecia que as coisas tinham melhorado. Ao completar a maioridade, conseguiu um emprego e conheceu a atual esposa. “Ele terminou o Ensino Médio, fez um curso de audiovisual e ficou mais ou menos um ano sem usar drogas”, contou o pai. Contudo, Vilmar começou a perceber os primeiros sinais do tráfico. “Encontrei nas coisas dele uma balança de precisão e logo depois ele apareceu com um carro que era roubado, dizendo que era de um amigo”, relatou. Nesse período, uma denúncia o levou de volta para a prisão. Aos 18 anos de idade, ele foi condenado a 16 anos de prisão por crimes como tráfico de drogas e porte de armas. “Ele está preso com 22 pessoas na cela, a comida é horrível, a cadeia é horrível. Estou tentando, por contatos, conseguir um trabalho para ele lá dentro” disse, entre lágrimas. As visitas semanais dos pais e da esposa são um apoio para o jovem.
O trabalho voluntário com pessoas na mesma situação do filho foi o que ajudou Vilmar. Há cinco anos, ele faz parte da equipe de voluntários da Associação Francisco de Assis e do Grupo Enoque. “A partir do meu sofrimento e da minha família, comecei a ver o sofrimento de outras famílias. Passo para eles a minha experiência, o que eu vivi e o que eu fiz que deu certo”, comentou. Entre os trabalhos executados, estão a distribuição de alimentos a moradores de rua na Rodoviária e a divisão de custos de internação de dependentes químicos.



A irmã da diarista Nilzete Tavares, Tábata, tinha 18 anos e tinha acabado de dar à luz quando teve o primeiro contato com drogas. Nilzete conta que 
a mudança de comportamento da irmã foi brusca e aconteceu em poucos dias. "Foi uma surpresa para mim, pois ela tinha acabado de ter filho. Eu mesma não tinha entendido o que estava acontecendo, um rapaz da rua me avisou que minha irmã estava usando e vendendo drogas", contou. Não demorou muito para a garota ter uma segunda gestação, e o uso do crack a acompanhou durante os nove meses. Nessa fase, ela era moradora de rua e usuária de cigarro, álcool e crack. "Ela chegava em casa, comia, roubava alguma coisa e ia embora", desabafou Nilzete. Tábata fez parte dos 73% dos dependentes químicos no Brasil que são poli-usuários de maconha, álcool, crack ou cocaína, segundo o LENAD Família. No Centro-Oeste, o crack corresponde a 47% das drogas ilícitas consumidas.

Depois de seis anos, a jovem decidiu fazer tratamento. Ela foi uma das mulheres recebidas pelo Centro Terapêutico Casa do Sol Azul, a única instituição que acolhe dependentes químicas entre 12 e 18 anos no Distrito Federal. Para Nilzete, o centro terapêutico foi a melhor opção. "Tábata completou todo o tratamento. Tem pouco mais de um ano que ela está totalmente limpa, sem usar nenhum tipo de droga", orgulhou-se.




Segundo o psicólogo Leonardo Cavalcante, a complexidade e quantidade de aspectos a serem abordados no vício em drogas se faz ainda maior quando se trata de adolescentes. Mas o profissional esclareceu que esta fase da vida não está necessariamente predisposta à dependência. “Ser adolescente não é uma característica determinante ao uso de drogas. Não é o fato de ser adolescente, mas o fato de ser adolescente em determinados contextos existenciais”, disse.

Confira aquiíntegra da entrevista com o psicólogo Leonardo Cavalcante, em áudio. 

A dependência química no Brasil está representada no mapa a seguir, que é interativo. Deslize o mouse por cima para saber de algumas informações regionais. Os dados que você vai ver foram obtidos no "Levantamento Nacional de Álcool e Drogas", realizado pela Unifesp e na "Pesquisa Nacional sobre o uso de Crack", da Fiocruz.






Quer saber mais sobre a dependência química na adolescência? Selecionamos cinco filmes para você entender melhor este tema. Dê uma olhada nos trailers:


1. Diário de um adolescente (The Basketball Diaries, 1995)




2. Aos Treze (Thirteen, 2003)




3. Spring Breakers: Garotas Perigosas (Spring Breakers, 2012)

















4. Kids (Kids, 1995)
















5. Cidade de Deus (Cidade de Deus, 2002)


















Confira a reportagem completa feita para o Jornal Esquina sobre o mesmo assunto.




Texto por Bruna Maury
Artes por Fernanda Roza e Bruna Maury