Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Avenida W3 Sul ainda espera revitalização

Treze anos depois do concurso que projetou a revitalização da avenida W3 Sul, uma das principais de Brasília, nada saiu do papel. Os comerciantes reclamam que, apesar de sempre pedir apoio da categoria e prometer o começo de obras durante campanhas eleitorais, o Governo do Distrito Federal (GDF) não demonstra interesse em cumprir a  palavra a cada troca de gestão.

A W3 Sul começou a perder valor durante a década de 1980, depois que shopping centers como o Pátio Brasil e o Park Shopping surgiram oferecendo estacionamento e infraestrutura mais aconchegante. "Com a falta de interesse na avenida por parte do povo, as lojas também acabaram se mudando para shoppings, logo a avenida estava sempre vazia", lembra César Sousa, aposentado de 65 anos, que se recorda das sessões de cinema e lojas de roupa que frequentava com amigos na juventude.

A situação de desamparo é grave. Sarah Melo, 49 anos, reclama: "Não tem lugar para estacionar e fica difícil de visitar, eu tropeço no chão quebrado e esburacado, sem dizer as pichações que descaracterizam o local". Ela lembra também que o começo da W3 Sul fica perto do Hospital Sarah Kubitscheck, que oferece atendimento especializado em Ortopedia, e muitos cadeirantes e desabilitados precisam passar pela área. Já Caroline Matos, estudante de 15 anos, tem medo dos mendigos que rondam o local, o que torna a caminhada para o colégio, em frente à avenida, uma experiência terrível. 

Um economista, que preferiu se identificar como João, atua no local há mais de 30 anos, e contou como a saga se repete: o governo faz reuniões, os mesmos problemas são mencionados, promessas são feitas, mas obras nunca. “Na época de Roriz pedimos para consertar os banheiros públicos que estavam se quebrando, pioraram a situação pois fecharam eles mas não consertaram nada, agora temos que lidar com mendigos que defecam nos becos da avenida e espantam clientela”, lamenta. João afirma já ter mostrado exemplos de revitalização de sucesso pelo país afora para representantes do GDF, mas não recebe resposta fora de períodos eleitorais. O estabelecimento em que João trabalhava teve que se mudar para a 208 sul no último ano.


...

Revitalização

A ata do concurso para seleção de projeto de reconstrução, feito em 2002, diz que todas as opções apresentadas foram levadas em consideração. O projeto ganhador, do urbanista Frederico Barreto, demonstra uma W3 onde cultura e lazer atraem pessoas para o local e reforçam o comércio, incluindo o convite de instituições culturais mundiais para terem sedes brasileiras na capital, além da gestão realizada pelas próprias comunidades de moradores. Mas até hoje, mesmo com um projeto pronto e selecionado, obras nunca foram feitas, e a revitalização é apenas repetida em pautas do governo sem nenhuma ação efetiva.

De acordo com Frederico, as obras não foram realizadas porque o GDF, na época, procurava projetos que verticalizassem a W3. Assim, prédios mais altos disfarçariam o erro da transferência do projeto do metrô para o Eixo Monumental, no lugar da W3, como originalmente planejado. Tal decisão, para o urbanista, foi um erro grave, já que um metrô funcional que seguisse pela avenida W3 certamente teria dado vida e fluxo ideal de pessoas. A verticalização da área teria resultado em mais congestionamentos, piorando ainda mais a locomoção de veículos.

Frederico Barreto fala sobre a W3




Por Matheus Augusto Vale de Sousa