Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

O aprendizado na ponta dos dedos - A tecnologia a favor da educação infantil

Por Isabela Goulart
 
- Alfabetização chegou a educação infantil com recursos tecnológicos, tablets e notebooks tem se tornado cada vez mais comum entre os pequenos alunos -

Eles mal sabem identificar quais são as palavras ainda, mas já apresentam grande interesse em aprender, e, com sede de compreender o que há de novo, esses pequenos já mostram o interesse sobre a tecnologia, que tem feito parte da realidade diária, principalmente no que diz respeito à sua alfabetização.

O recurso é usado, por enquanto, em escolas particulares para contar histórias e mostrar figuras geométricas, entre outras atividades que agregam o processo de alfabetização. 
O vídeo abaixo apresenta um vídeo que trata desse assunto, apresentado uma escola de Navirai – MS, que adotou o uso de tecnologias no processo de alfabetização e obteve sucesso:


A junção dos métodos de aprendizagem tradicionais aos novos recursos tecnológicos resultaram em um software para tablets e notebooks que auxilia no processo de alfabetização dessas crianças. A possibilidade de combinar brincadeira e aprendizagem é justamente o que faz com que os pais se rendam ao tablet como recurso educacional. O gadget é um grande catalisador do aprendizado mental e desenvolvimento motor da criança, traz um balanço entre educação e entretenimento e, ainda, a possibilidade de conteúdo controlado, já que são os pais que decidem os aplicativos que podem ser instalados.

Aprender a ler e escrever ficou ainda mais divertido 
Professores da Universidade de New Hampshire descobriram ao estudar os desenhos e escrita de crianças que embora um tablet "não substitua as ferramentas tradicionais, como canetas e lápis de cor", usar um "oferece mais uma opção de motivação no processo de aprendizado", diz o co-autor Leslie Couse, ele ainda adicionou que "crianças no processo de aprendizagem precisam estar completamente engajados, e nós deveríamos promover tecnologias que lhes dão a opção de usar a imaginação deles".

A troca dos tradicionais livros impressos por um iPad, pode assustar alguns pais, em relação ao desenvolvimento motor do seu filho, porém a reação dos estudiosos é contrária. Para eles, não existem restrições para leituras em nova plataforma. "O universo digital exerce fascínio nos jovens e, com ajuda dos tablets, pode apresentar a leitura para esse público de forma surpreendente", afirma Marcos Cezar Freitas, pedagogo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

PROUCA
No Brasil o Programa Um Computador por Aluno - PROUCA existe desde 2005 e tem como objetivo ser um projeto educacional utilizando a tecnologia como inclusão social. Segundo o Ministério da Educação, está aberta uma licitação para a compra de 900 mil tablets sem concluir a análise do impacto que o programa UCA, que chegou a 2% das escolas públicas do País, teve sobre o aprendizado. A previsão é de que a avaliação do projeto seja concluída apenas em fevereiro do ano que vem.