Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Disfunção na ATM afeta metade da população

Complexo craniomandibular 
Dores perto do ouvido, estalos e deterioração de dentes são os sintomas mais conhecidos da disfunção temporomandibular, também chamada DTM. Um distúrbio articular comum que atinge até cinco a cada dez pessoas, de acordo a Universidade de Jordânia, mas apenas 5% desse número procura ajuda profissional, por falta de informação. A doença pode causar um leque de problemas diferentes e, às vezes, passa despercebida até chegar a um nível mais grave. O tratamento acaba se complicando, e pacientes podem acabar sofrendo fisicamente e financeiramente, sem saber que rumo tomar, explica o dentista Afonso Teatini, especialista em odontologia neuromuscular.

“Por ser um tratamento que ainda não é oferecido por servidores da saúde que não são especializados, muitas vezes a pessoa nem sabe que a doença existe, ou não sabe identificar se o tratamento que está recebendo é ideal”, diz Afonso.

As causas também podem pegar o paciente de surpresa. Uma mordida aberta é um problema considerado estético, mas pode ser na verdade o resultado de uma doença autoimune ou infecciosa, desgastando o osso da junta. Outra possível causa por trás de uma disfunção, estudada pela especialista Lidia Graciela, tem origem na primeira infância, quando um trauma na mandíbula causa uma leve deflecção dos côndilos (ossos localizados ao fundo da mandíbula). Mais tarde na vida, isso pode acabar apertando um nervo e causando dor intensa.

A situação complica graças a sintomas secundários que a maioria das pessoas simplesmente não associa à DTM, por falta de informação, pois dores na coluna e de cabeça podem vir de músculos mandibulares desequilibrados. Afonso afirma que já houve até casos de pacientes desnutridos, pois as dores impediam os mesmos de se alimentar direito.

A chave de um diagnóstico claro, de acordo Afonso, é uma exploração clara do paciente. “Sem uma tomografia para ver o estado da junta em três dimensões e uma ressonância magnética para enxergar os tecidos moles, é simplesmente impossível dizer onde fica a raiz do problema. Exames de sangue também são importantes para garantir que a artropatia não vem de uma infecção ou de um problema autoimune.”


Ouça Afonso Teatini sobre o tópico



Tratamento equivocado
Com um número pequeno de especialistas que conhecem tais conceitos da patologia, mas um número grande de pessoas que sofrem da disfunção, podem ser encontrados casos em que o indivíduo gastou tempo e dinheiro sofrendo à toa, como conta o paciente que preferiu se identificar como João Roberto.

“Fui a um dentista lá no Shopping, o doutor me garantiu que era um problema simples e que era só fazer todos os meus dentes encostarem, que resolvia a dor e a tensão na minha mandíbula, então botou logo um aparelho ortodôntico em mim.” Mas as dores de Roberto não aliviaram nem quando o tratamento acabou. Ao procurar ajuda com outros profissionais, descobriu que tinha um côndilo entortado por uma pancada durante a infância. Não adianta ajeitar os dentes sem reposicionar a mandíbula direito, e teve que começar outro tratamento.

SUS e planos de saúde também não oferecem tratamentos para a área. De acordo com Marcelo Matos, especialista em Articulação Têmporomandibular (ATM) de Salvador. A razão para isso é que, pelo fato de a especialidade não ser ensinada em faculdades comuns para tratamento diferencial de ATM, o profissional precisa investir muito dinheiro em cursos e congressos. Portanto acaba cobrando caro pelo serviço.

Marcelo também lembra que, muitas vezes, pacientes sofrem em consequência de erro médico, especialmente cirurgias feitas sem necessidade ou sem um entendimento mais profundo da razão por trás do problema. Esse procedimento pode acabar tornando a regeneração dos tecidos impossível mais tarde.

Por Matheus Augusto