No entanto, exposição à cor também prejudica atividades mentais, diz estudo.
(Divulgação/A Garota da Capa Vermelha) |
Por Luís Felipe Sardenberg
Nos últimos anos, o cientista norte-americano Andrew Elliot se especializou em cores. Mais especificamente, naquela que simboliza status, vigor e paixão em diversas culturas: o vermelho. Elliot já publicou cinco estudos sobre os efeitos que essa cor exerce nos seres humanos. No mais recente, divulgado em abril na revista científica Emotion, ele revela que a coloração potencializa a reação humana. Ou seja, ao enxergar o vermelho as pessoas agem mais rápido e com mais força do que fariam normalmente na mesma situação.
A pesquisa, conduzida nos Estados Unidos por Elliot e Henk Aarts (da Universidade de Utrecht, na Holanda), teve dois experimentos. No primeiro, 30 alunos de um período escolar equivalente ao Ensino Básico foram orientados a ler em voz alta o número de inscrição escrito em vermelho ou cinza. Em seguida, abriam uma presilha de metal. No segundo teste, 46 graduandos apertavam um handgrip (aparelho para exercitar o antebraço) o mais forte que podiam quando a palavra “apertar” aparecia na tela de um computador — em um fundo vermelho, azul ou cinza.
O brilho, matiz e intensidade das cores foram equiparados para assegurar que as variáveis não afetassem o resultado. De acordo com o estudo, em ambos os cenários, o vermelho aumentou significativamente a força exercida e a rapidez da reação.
Desejo
Andrew Elliot constatou também que homens de vermelho atiçam o desejo feminino. Para essa análise, ele realizou sete experimentos com 288 universitárias heterossexuais ou bissexuais de quatro países — Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e China. Elas viam fotos de jovens com roupa azul, branca, cinza, verde ou vermelha. Em outro teste, os rapazes eram vistos em fotos preto e branco com o fundo em difentes cores. Em todos os casos, os de vermelho eram vistos como os mais atraentes, poderosos e sexualmente desejáveis para as mulheres.
O resultado foi semelhante ao registrado dois anos antes em outra pesquisa — dessa vez com foco no público masculino. Nesse trabalho, Elliot verificou que os homens também preferiam mulheres de vermelho.
Contexto
O cientista alerta, porém, que nem sempre o vermelho é capaz de melhorar o desempenho ou a percepção. Em estudo anterior, ele concluiu que a exposição a essa cor prejudica atividades mentais como a realização de testes de QI. “O vermelho tem diferentes implicações para os sentimentos, pensamentos e comportamentos. Tudo depende do contexto”, escreveu.