Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Vermelho torna pessoas mais atraentes e potencializa reação humana

No entanto, exposição à cor também prejudica atividades mentais, diz estudo.

(Divulgação/A Garota da Capa Vermelha)
Por Luís Felipe Sardenberg

Nos últimos anos, o cientista norte-americano Andrew Elliot se especializou em cores. Mais especificamente, naquela que simboliza status, vigor e paixão em diversas culturas: o vermelho. Elliot já publicou cinco estudos sobre os efeitos que essa cor exerce nos seres humanos. No mais recente, divulgado em abril na revista científica Emotion, ele revela que a coloração potencializa a reação humana. Ou seja, ao enxergar o vermelho as pessoas agem mais rápido e com mais força do que fariam normalmente na mesma situação.

A pesquisa, conduzida nos Estados Unidos por Elliot e Henk Aarts (da Universidade de Utrecht, na Holanda), teve dois experimentos. No primeiro, 30 alunos de um período escolar equivalente ao Ensino Básico foram orientados a ler em voz alta o número de inscrição escrito em vermelho ou cinza. Em seguida, abriam uma presilha de metal. No segundo teste, 46 graduandos apertavam um handgrip (aparelho para exercitar o antebraço) o mais forte que podiam quando a palavra “apertar” aparecia na tela de um computador — em um fundo vermelho, azul ou cinza.

O brilho, matiz e intensidade das cores foram equiparados para assegurar que as variáveis não afetassem o resultado. De acordo com o estudo, em ambos os cenários, o vermelho aumentou significativamente a força exercida e a rapidez da reação.

Desejo

Andrew Elliot constatou também que homens de vermelho atiçam o desejo feminino. Para essa análise, ele realizou sete experimentos com 288 universitárias heterossexuais ou bissexuais de quatro países — Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e China. Elas viam fotos de jovens com roupa azul, branca, cinza, verde ou vermelha. Em outro teste, os rapazes eram vistos em fotos preto e branco com o fundo em difentes cores. Em todos os casos, os de vermelho eram vistos como os mais atraentes, poderosos e sexualmente desejáveis para as mulheres.

O resultado foi semelhante ao registrado dois anos antes em outra pesquisa — dessa vez com foco no público masculino. Nesse trabalho, Elliot verificou que os homens também preferiam mulheres de vermelho.

Contexto

O cientista alerta, porém, que nem sempre o vermelho é capaz de melhorar o desempenho ou a percepção. Em estudo anterior, ele concluiu que a exposição a essa cor prejudica atividades mentais como a realização de testes de QI. “O vermelho tem diferentes implicações para os sentimentos, pensamentos e comportamentos. Tudo depende do contexto”, escreveu.