Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

A temida apresentação da monografia

Os percalços e dificuldades dos alunos na conclusão do curso.
Por Ilza Gonçalves e Flávia Otero
Final de semestre é sempre igual: enquanto  professores se esforçam para cumprir o conteúdo programado, alunos suam a camisa com os trabalhos e provas finais. Porém uma parcela de estudantes tem de conviver com uma pressão a mais neste período: a temida monografia.
Também conhecida como Trabalho de Conclusão de Curso, a monografia consiste em uma pesquisa acadêmica, em que o aluno que pretende obter o título de graduação elabora um trabalho para uma banca avaliadora. Por meio da abordagem de um assunto específico, é desenvolvido um problema de pesquisa que pode ser analisado por revisões bibliográficas, entrevistas e até trabalhos práticos, dependendo da área de conhecimento.
O jornal Esquina entrevistou alunos da Faculdade de Comunicação Social do UniCeub para saber como andam os ânimos dos estudantes que vão se formar.
O estudante Tarso Veloso, 24 anos, é um deles. Ele conta que escolheu o tema da monografia a partir de sua experiência profissional no jornal Valor Econômico. “Trabalhar e fazer monografia é muito difícil, optei por uma área que tivesse maior infraestrutura e facilidade de fontes”, enfatiza. Tarso diz, ainda, que agora está seguro para fazer a defesa, na próxima terça-feira. “Fiquei tenso para preparar, fiquei preocupado com prazos, agora, como sei que o trabalho ficou bom, estou seguro”, comenta.
Gabriela Coelho, 21 anos, sempre foi apaixonada por jornalismo político, ontem defendeu seu trabalho para a banca de professores, e comenta o nervosismo. “É claro que fiquei tensa, pensei mil coisas, mas depois vem a sensação de dever cumprido e agora me sinto aliviada”. A estudante foi aprovada nesta quinta-feira.
O professor Sérgio Euclides Souza, que ministra uma oficina de preparação para os alunos, diz que “a monografia é um ritual de passagem do estudante para a vida adulta”. Ele afirma, ainda, que é o momento em que a sociedade quer saber as condições de desempenho de quem vai entrar no mercado, da capacidade do estudante de produzir uma pesquisa.