Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

V CBJA: Economia precisa pensar de modo sustentável

Por Filipe Alves

- De acordo com o palestrante Enrique Leff,  sustentabilidade é construída através de muitas lógicas -

Em uma palestra que discutiu o assunto sustentabilidade ambiental, o professor Enrique Leff fez uma forte crítica a economia atual. Considerou utopia pensar que 1 % do PIB mundial é o suficiente para resolver os problemas ambientais e disse que é preciso mudar a lógica e a maneira de pensar sobre meio ambiente.



Professor Enrique Leff fala de sustentabilidade
Enrique destaca que a sustentabilidade não pode ser assunto apenas de um pequeno grupo, mas precisa ser assunto de todos, passando a responsabilidade a todos da nossa realidade. O professor diz que não jogar lixo no chão ou ter hábitos saudáveis não é o suficiente. “É preciso inserir as pessoas na hora de tomar decisões sobre questões ambientais”, afirma. 

Sobre Economia Verde, o professor Enrique disse que “a lógica chamada Economia Verde é um imperialismo gerado de quem tem dinheiro”. Essa visão  mostra que as decisões sobre sustentabilidade e meio ambiente, nos tempos de hoje, ainda são tomadas por pequenos grupos excluindo grande parte da população e com isso prejudicando o todo.

O palestrante discutiu também o papel do profissional do Jornalismo no meio em que vivemos. “A responsabilidade do jornalista é saber entender as lógicas do mundo”, afirmou. Comentou, também, que a crise ambiental resulta da forma de compreensão do mundo pelas pessoas sobre o assunto. O V Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental aconteceu nos dias 18,19 e 20 de outubro no Centro Universitário de Brasília - UniCEUB.