Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Relatos e estudos de caso marcam segundo dia do Congresso

Por Mariana Dâmaso, Vane Lopes e Ana Paula Véras

- Estudos de caso possibilitam que alunos e demais participantes vejam na prática o assunto abordado -

O segundo dia do XI Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão foi marcado por uma série de atividades, entre elas, estavam os relatos e estudos de casos. O Prof. Luiz Claudio Ferreira ministrou, durante a manhã no Bloco 2 do UniCEUB,  um estudo de caso sobre desastres nas questões socioambientais. O projeto de pesquisa foi realizado a partir do estudo de 13 edições das revistas, Veja, IstoÉ e Época, relacionadas aos desastres ocorridos em Santa Catarina, Pernambuco e Rio de Janeiro.
Cobertura de desastres ambientais é tema de Estudo de Caso
Para analisar o material publicado o professor dividiu a reportagem em três categorias, dimensão factual, dimensão dramática e dimensão causal. A primeira classificação está ligada a cobertura de dados exatos e episódios fornecidos por fontes públicas, a segunda quando a fonte é a vítima ou parte afetada e por último relaciona-se com informações de contextos, tais como causas e soluções, apuradas a partir de fontes especializadas. Em seu relato, Luiz Claudio afirma que a forma como jornalistas cobrem esses fatos é a sua principal preocupação “Nós jornalistas devemos informar, mostrar como prevenir acontecimentos como esse e não simplesmente noticiar para vender revistas”.   
Durante a noite também houve apresentações de relatos, alguns deles foram Mobilidade Acadêmica: relatos de intercâmbios e Estágio Interdisciplinar em violência doméstica.  No primeiro caso foram apresentações de TCC dos alunos de pós -graduação do UniCEUB. Foi feito uma seleção com os trabalhos que tiveram os assuntos mais relevantes e curiosos. O segundo tema relata estudantes do curso de Psicologia, que trabalham com equipes da justiça auxiliando e criando grupos de ajuda às pessoas que sofrem algum tipo de violência. Essa prática interdisciplinar está sendo praticada, mas não está totalmente pronta, está funcionando mas ainda busca melhorias.