Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Você sabe o que é Calistenia?


Não! Não é nenhum tipo de pássaro, comida ou banda de axé.  A Calistenia surgiu na Suécia há pouco mais de um século e, ao contrário do Crossfit, usa apenas o peso do próprio corpo como objeto de treino. Esse tipo de exercício funcional figura como uma das principais tendências fitness de 2015. A atividade tem atraído brasilienses que querem fugir da rotina das academias e praticar exercícios ao ar livre.

O esporte, provavelmente, faz parte do seu dia a dia. Os movimentos calistênicos vão desde agachamentos, flexões e polichinelos, até o desenvolvimento de manobras radicais em barras fixas ou paralelas.

A atividade, que tinha perdido espaço para a musculação, tem crescido por meio de divulgações em mídias sociais, como Facebook e Instagram.  Os integrantes postam, diariamente, vídeos e fotos dos movimentos, o que serve como um tutorial para quem é novo na prática e quer conhecer o agitado mundo da Calistenia.

Porém, o esporte não se resume apenas a movimentos intensos e bem executados, os tombos e machucados fazem parte da rotina dos praticantes. Por isso, é importante que o atleta realize um acompanhamento médico, e fique atento a quais precauções tomar para não sobrecarregar alguma parte do corpo.

Para saber mais sobre o esporte e os efeitos da prática, nossa equipe entrevistou alguns participantes do grupo Calistenia Brasília, que organiza os treinos do Parque de Águas Claras, um educador físico e um fisioterapeuta. O resultado você confere abaixo.




Caso tenha se interessado pelo esporte, o grupo Calistenia Brasília se reúne no Parque de Águas Claras às quartas, dez para as oito da noite e aos sábados e domingos às 10h. No Taguaparque, o grupo BlackList Team se encontra todas as terças e quintas às 19h50. Todos os treinos são gratuitos.



Confira a matéria na íntegra:


GALERIA:
...



























Por: Ana Viriato, Daniela Nogueira, Júlia Azambuja e Lucas Alves