Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Conheça a situação de seis parques do Distrito Federal

O DF possui hoje 71 parques em todo território e somente 18 estão aptos para receber visitantes.  A nossa equipe escolheu seis entre os mais frequentados e problemáticos para visitar e conferir a situação.


PARQUE  BURLE MARX
A Consulta pública do Instituto Brasília Ambiental - IBRAM, sobre o Estudo Preliminar do Plano de Ocupação do Parque Burle Marx, ficou disponível  até o dia 25 de setembro.






A população de Brasília pode participar com sugestões ao projeto que dará, especialmente aos moradores da Asa Norte e do Setor Noroeste, a possibilidade de ver a grande área do parque finalmente entregue.

O Parque de Uso  Múltiplo Burle Marx,  antigo  Parque Ecológico Norte,  está situado dentro da Área de Expansão Urbana do Plano Piloto, entre a Asa Norte e o Bairro Noroeste. Foi criado em 1990 pelo  Decreto 12.249 e modificado pelos  decretos nº 28.685, de 15 de janeiro de 2008 e nº 30.023, de  04 de fevereiro de 2009.  Tem hoje a finalidade conservar áreas verdes, promover a recuperação de áreas degradadas, a revegetação com espécies nativas e exóticas, e ainda estimular o desenvolvimento da educação ambiental. No entanto, a situação hoje mostra que a vocação do parque está longe de ser alcançada.

Área do Parque Burle Marx

Área do Parque Burle Marx

Outro problema a ser solucionado é a necessidade desocupação do terreno onde hoje funciona o depósito de carros apreendidos do Detran, também instalado em área do parque. O assunto vem sendo conversado entre os órgãos, segundo o IBRAM. Consultado sobre o assunto o DETRAN não se pronunciou.

Além dessas ocupações que não têm relação com o parque, um incêndio devastou boa parte da mata nativa, em julho deste ano. A situação motivou descontentamento na população, que passou a cobrar das autoridades medidas para a execução das obras.

Inauguração de Trilhas

No mês de agosto de 2015 foram entregues aos moradores do Noroeste  trilhas na área do  Parque Burle Marx, feitas por empresas construtoras do bairro. A reportagem consultou o IBRAM sobre a autorização para a execução do serviço e não obteve resposta.  A solenidade de inauguração contou com a presença do Governador Rollemberg, que prometeu iluminar o local, conforme publicado no Portal do Governo de Brasília, no dia 15 de agosto. Consultada sobre a existência de parceria do GDF com as construtoras, a assessoria do governador não se pronunciou. http://www.df.gov.br/conteudo-agencia-brasilia/item/20315-parque-burle-marx-ganha-seis-trilhas-para-caminhada.html


...

PARQUE  OLHOS D’ÁGUA
Correr no parque, praticar Yoga e respirar ar puro é possível para os frequentadores do Parque Olhos d’Água, na Asa Norte. No entanto  há um problema invisível no local. A infiltração da chuva avança e vem causando erosão, já que a água desce da via L2 e afeta o solo. A degradação na área  está assoreando o terreno que vai até a Lagoa dos Sapos, onde  já  existem sulcos, de acordo com a Coordenadora de Parques do IBRAM Marcela Versiani.

O problema foi detectado depois que uma área vizinha, na entrequadra comercial 213/214 norte, em um lote escriturado do governo, foi incorporada ao parque em 2012.

Decreto

Segundo o administrador do parque Edeon Vaz o local recebe diariamente 900 a 1.000 pessoas e, nos finais de semana, em torno de 1.400. “Entre as atividades que o parque oferece primeiramente está a parte lúdica. As pessoas vêm descansar aproveitar a natureza.  As atividades físicas são as trilhas de caminhada, porque o local tem um relevo diferenciado  e exige mais da pessoa numa caminhada, numa corrida”, relata.


Parceria
O professor de educação física Fernando Barreira participa há cinco anos de um projeto de prática de atividade física no parque para o público de 55 a 95 anos.  .  O programa é resultado de parceria com o IBRAM e a média de participação é de 60 pessoas.  As atividades são feitas três vezes por semana durante uma hora. Além das aulas, o grupo participa de viagens, passeios almoços e desfruta de boa convivência.

...


PARQUE  LAGO DO CORTADO
O Parque Lago do Cortado foi inaugurado em agosto de 2002. Dez anos depois em 2012 a área se encontrava totalmente degradada. Então o governo começou a obra de revitalização, para poder receber os visitantes. Em dezembro de 2013 após um investimento de R$1,5 milhão,  o parque foi entregue a população com passarela ecológica, vestiários, banheiros e guarita de segurança, além da reforma da sede e da quadra poliesportiva.

Hoje, quase dois anos depois da reforma é possível ver a falta de conservação. Mesmo com um posto policial dentro do parque, a falta de segurança é a maior preocupação dos frequentadores. Em junho deste ano, o caso da adolescente Emilly Cristiny da Silva de 14 anos, ganhou repercussão na mídia. Ela foi encontrada morta próxima ao córrego com sinais de violência sexual. O acusado já foi preso e confessou o crime. Em nota a polícia diz que o patrulhamento é feito diariamente com motos e viaturas.



O lixo também incomoda os frequentadores do local. O personal trainer, Rychardson Nascimento reclama da sujeira do parque “Tem cachoeira, mas está tudo sujo e mal cuidado. Isso porque foi revitalizado a pouco tempo.” Em volta do parque há muito lixo jogado por quem mora perto. O Instituto Brasília Ambiental alega que há uma parceria com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), mas é muito mais importante que as pessoas tenham consciência.

...


PARQUE  SABURO ONOYAMA
O Parque Ecológico Saburo Onoyama, conhecido popularmente como “vai quem quer” foi inaugurado em 1988. Após 26 anos, o local recebeu as obras de revitalização pois estava abandonado e era utilizado como ponto de drogas. O principal diferencial do Saburo é a piscina pública que fica aberta de quinta a domingo, das 9 h às 16 h. Nos finais de semana a área recebe mais de 3 mil visitantes.

Por ser um parque com atrativos diferentes, o Saburo Onoyama é um dos que mais recebe visita do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) . Ainda assim, é notável que os frequentadores não respeitam o espaço ambiental. O lixo em volta da mata está em grande quantidade. A cabelereira Silvana acredita que a fiscalização poderia aumentar “O ser humano só funciona se estiver em cima”.

...


PARQUE TRÊS MENINAS
O Parque Três Meninas fica entre as quadras 609 e 611 de Samambaia. A área corresponde a 66,5374 hectares. Visualmente, o local é agradável, com muito verde e opções de lazer para todas as idades. Tem pista de skate, de cooper, parquinho para os pequenos e atividades de grupo para adultos, como aulas coletivas de yoga. Mas, nem tudo está perfeito: falta mais iluminação e mais segurança, segundo os frequentadores.

O horário de funcionamento do Três Meninas contempla apenas o período diurno. entre  7h e 18h. Os visitantes reclamam que fica escuro antes de anoitecer. Há postes de luz em poucos pontos; a pista de cooper, por exemplo, não é iluminada. Apesar da reclamação, o Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), responsável pelo Parque, alega que a falta de iluminação não é um problema, pois o parque fica fechado durante a noite.

Outro problema citado pelos frequentadores é a insegurança. Falta policiais no local. Procuramos o IBRAM para saber se há algum projeto em vista para melhorar a segurança. O Instituto afirmou que trabalha junto às Secretarias do Meio Ambiente e Segurança para viabilizar a contratação de vigilantes terceirizados. Também procuramos a Polícia Militar que, em nota, afirmou fazer patrulhamento periódico no local. Ainda segundo a PM, nos finais de semana e feriados, há policiamento fixo. Nossa equipe de reportagem, contudo, visitou o o Três Meninas duas vezes em domingos diferentes e não viu policiamento.


...


PARQUE  ÁGUAS CLARAS
O Parque Ecológico de Águas Claras fica na Avenida Castanheiras, ao lado do centro da cidade. O terreno corresponde a 95,4876 hectares, o que dá mais ou menos noventa campos de futebol. As características do parque contrastam com as da cidade: enquanto Águas Claras é um mar de prédios residenciais e asfalto, a reserva ecológica é um oásis de cerrado, com vegetação nativa preservada e mantida com o mínimo de impacto ambiental possível. De semelhante com a área urbana, só a localização geográfica e o nome. Os moradores da região administrativa número dez aproveitam esse contraste do Parque Águas Claras para quebrar a rotina do caos urbano. Levam a família ou vão sozinhos mesmo para caminhar, correr, pedalar e andar de skate.

Porém, os frequentadores têm que tomar cuidado com o ‘’trânsito’’ nas pistas. Durantes os finais de semana, o local recebe a visita de mais ou menos quatro mil pessoas, em média, de acordo com a administração. Apesar de não haver registro de acidentes graves, o alto número de frequentadores aumenta os perigos. Andar de bicicleta ou correr no pode ser arriscado, pois as pistas são todas compartilhadas entre os atletas da corrida e os ciclistas. Dentro do Parque existem quatro circuitos para quem quer dar uma volta, mas não há pista exclusiva para nenhuma modalidade. Para evitar este tipo de situação, antes de algumas curvas mais acentuadas, foram colocadas placas alertando o perigo no local.

O Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) é o órgão responsável pelo Parque Ecológico Águas Claras. A assessoria de imprensa informou que, há um projeto para a construção de uma ciclovia. Entretanto, não há previsão de quando a obra vai começar e nem quanto vai custar.


...



Clique em cima do parque para saber as informações


Leia a matéria completa publicada na versão impressa do Jornal Esquina:

http://issuu.com/blogdoesquina/docs/minoria_dos_parques_no_df_tem_estru


Por Eduardo Campos, Helena Azeredo, Júlia Campos e Matheus Nery