Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Sonho brasiliense

Haitiano tenta carreira musical na capital federal
Rapper haitiano FreeThony, posa frente ao Congresso Nacional

Na manhã do dia 22 de agosto de 2015, nossa equipe foi até Planaltina do Goiás conhecer o rapper haitiano Jean Thony Lucier (29), mais conhecido como FreeThony. Após a tentativa frustrada de viver um sonho americano, quando foi deportado, e a tragédia do terremoto em seu país, ele embarcou para o Brasil em 2012 para reescrever a própria história. Freethony foi o primeiro entrevistado na matéria “Haitianos Recomeçam no Distrito Federal”, produzida para o Jornal Esquina. Ele se destacou entre os entrevistados por não se sentir acanhado em frente às câmeras com uma simpatia que encantou todos os repórteres presentes.

A convite da nossa equipe, FreeThony aceitou conversar com a gente e nos contar a experiência dele. Nascido em Porto Príncipe, capital do Haiti, ele sempre sonhou em trabalhar com música e, aos 12 anos, começou a compor as próprias canções. O rapper chegou a ingressar no ensino superior. Ele cursou Comunicação Social com a intenção de se qualificar em produções musicais e poder ter a chance de também dirigir outros músicos. Entretanto, teve que interromper a graduação por causa do terremoto que atingiu a cidade natal em janeiro de 2010.

Inspirado pela cultura americana, o rapper inicialmente tentou viver nos Estados Unidos, mas foi deportado para o país de origem. Após o terremoto em Porto Príncipe, a situação ficou difícil para todos. Com isso, FreeThony embarcou para uma nova jornada. Depois de conversar com soldados brasileiros em missão no Haiti, ele descobriu que, no Brasil, poderia haver mais chances para realização do sonho de se profissionalizar como rapper.

Três anos após desembarcar na capital federal, FreeThony tem uma vida tranquila no DF. Ele mora na região administrativa do Varjão com outro amigo haitiano, e trabalha como assistente de escritório no Ministério do Trabalho. Nas horas vagas, dá aulas particulares de francês e inglês. Há seis meses, iniciou profissionalmente a carreira como rapper, e está gravando o primeiro CD em um estúdio que lança artistas independentes no Distrito Federal e entorno, em Planaltina do Goiás.
Entrevista completa abaixo.



FreeThony produziu o seu primeiro videoclipe em fevereiro deste ano com participação do rapper brasiliense, e também seu produtor musical, Lerym. O rapper haitiano utiliza alguns pontos conhecidos do DF, catedral e Conic, como plano de fundo para compor a história da música de teor gospel.




Leia Mais


Matéria Completa
http://issuu.com/blogdoesquina/docs/haitianos-recome__am-no-distrito-fe

Por Maria Clara Monteiro