Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

A terapia alternativa nos tratamentos médicos convencionais

BodyTalk e Reiki são usados em pacientes para amenizar o sofrimento físico e emocional


   O Hospital Militar de Área de Brasília - HMAB foi o primeiro hospital militar a oferecer o BodyTalk como auxiliar do tratamento médico convencional. Em 2010, uma portaria foi criada pelo Serviço de Saúde do Exército Brasileiro para implantar e incorporar o Núcleo de Estudos em Terapias Integradas que incluía essa prática. O trabalho é voluntário e realizado todas as quartas-feiras. São oferecidos cinco leitos para atendimento e cada sessão dura quarenta minutos. "Nossa agenda está sempre lotada. Temos vagas só para daqui cinco semanas", afirma Maria Alice Pereira de Souza, terapeuta responsável pela área.

   A dona de casa Márcia de Oliveira conheceu o BodyTalk porque a irmã dela, que passava por problemas de saúde na época, contou-lhe sobre a terapia. Há dois anos ela frequenta o hospital.





     A terapia não é invasiva e parte do princípio da medicina tradicional chinesa: o equilíbrio entre  corpo e mente. A terapeuta de BodyTalk do hospital, Liliane Habib V. Mendes, define a importância das terapias alternativas nos hospitais e explica os pontos mais importantes sobre o trabalho. Veja no vídeo abaixo:

   

    Para a bancária aposentada Dulcereida Alves, que conheceu a terapia quando passava por um processo de depressão, a técnica surtiu efeito logo na primeira sessão. Ela conta como o tratamento ajuda na recuperação: 




Reiki

    O Serviço Auxiliar Voluntário - SAV tem trinta e cinco participantes que aplicam o Reiki nos enfermos do Hospital de Base de Brasília - HBDF. O foco do tratamento são as dores. "O reiki é uma terapia alternativa que trabalha o equilíbrio energético e entendemos que a doença é um desequilíbrio," explica Dayse Mara Granciero, terapeuta e mestra reikiana. Cerca de trinta pacientes são atendidos por dia e, uma vez por mês, o grupo realiza o Mutirão do Reiki no Pronto Socorro da unidade. 


    Para aplicar o Reiki, o terapeuta utiliza as mãos, que emitem uma energia pura, necessária para equilibrar o paciente. Essa energia está sempre à disposição do usuário, não importa o local. Também não é preciso nenhum objeto ou equipamento para a realização da terapia. Pacientes de todas as idades são beneficiados.


    Os efeitos colaterais severos que alguns medicamentos causam em tratamentos de doenças como o câncer podem ser amenizados com a aplicação do Reiki. "Com a terapia agindo, muitas vezes esses sintomas diminuem. Já tivemos casos de pacientes com câncer não que sofreram com os efeitos colaterais das quimioterapias. Os próprios profisionais de saúde admitem isso", contou Dayse.