Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Homeopatia como alternativa

O tratamento homeopático é uma alternativa de prevenção e combate às doenças. Com a proposta de restaurar o equilíbrio energético do paciente com base nos sintomas e tratar qualquer disfunção.
A homeopatia oferece  um tratamento diferenciado do oferecido pela medicina tradicional. Ao contrário de um medicamento único que combate a mesma doença em pacientes diferentes, ela opta por fazer uma terapia individual, atentando-se para o quadro apresentado pelo paciente em determinado momento. 
O método aplicado parte do pressuposto de que toda substância capaz de provocar determinados sintomas em uma pessoa sadia é capaz de curar esses mesmos sintomas quando apresentadas por uma pessoa doente.
A farmacêutica Flávia Andrade explica que o processo na manipulação em si não é tão simples quanto parece, existe todo um processo especial de preparação que exige muitos cuidados: "Não pode acontecer de maneira alguma de passar a quantidade da dose prescrita pelo médico."
A forma de individualizar o tratamento homeopático é única: o paciente precisa dar vários detalhes sobre o que sente, assim o médico consegue examinar e entender sua história a fim de realizar o diagnóstico e dar início ao tratamento curativo ou preventivo. 



Suas fórmulas são tão diluídas , que muita gente dúvida que exerçam alguma ação no organismo
Reprodução: Google 
     De acordo Iran Augusto Cardoso, homeopata do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal, a chance de êxito do tratamento gira em torno de 95%. Indagado a partir de quantos anos a pessoa pode se submeter ao tratamento, o homeopata respondeu que  desde o nascimento da criança até o último dia de vida. Ele também explica que os medicamentos homeopáticos não causam efeitos colaterais, contudo pode ocorrer a patogenesia, que é o momento em que os sintomas da doença parecem se agravar. Isso ocorre porque o medicamento homeopático pretende provocar no organismo uma doença artificial, semelhante à doença natural, para estimular o organismo a corrigir o desequilíbrio.

    Flavia Ferraz adaptou-se facilmente à homeopatia. Ainda recém-nascida, teve crises de bronquite asmática, quando sua mãe optou pelo tratamento, não esperava que fosse tão eficaz, mas não demorou muito para que os problemas respiratórios desaparecessem completamente. Desde então adepta do tratamento, hoje conta: “sinto-me totalmente renovada".
  Helena Pontes também utiliza o tratamento, para uma simples dor de cabeça até infecções de natureza mais grave, inclusive ginecológicas. Segundo ela, muitas doenças para as quais seriam prescritos antibióticos, o tratamento homeopático resultou em convalescência rápida e eficaz sem o risco de desenvolver a tão temida super resistência das bactérias.

Uma alternativa é o medicamento em forma de glóbulos de açúcar (impregnados com líquido dinamizado)
Reprodução: Google 
        A homeopatia apresenta as suas fórmulas em bolinhas de açúcar (impregnadas e água) ou em gotas, o que facilita o uso em crianças de tenra idade e em idosos que têm dificuldade de engolir comprimidos isso é um dos motivos que os remédios homeopáticos se tornam uma alternativa para muitos, conhecido como "medicamento natural" por serem extraídos de substancias vegetais, animais e minerais eles tem o poder de estimular o sistema de defesa de um corpo,  propõe restaurar o equilíbrio energético do paciente com base nos sintomas tratando qualquer doença. 

    "Quem já esta acostumado a se tratar com os homeopáticos, o efeito é bastante acelerado e em algumas horas a pessoa já apresenta uma sensação de conforto, mas se o médico der início ao tratamento em uma pessoa que nunca usufruiu da homeopatia, demora mais para fazer efeito, isso porque o corpo esta primeiro tentando se desintoxicar do alópatico para que assim o homeopático faça efeito". Explica Beatriz Moura, farmacêutica homeopática. 
     Existe uma controvérsia quanto à eficácia da homeopatia. Apesar de ser um ramo reconhecido da medicina, muitos alegam a falta de evidências científicas. Mas por outro lado, o método vem ganhando cada vez mais adeptos que, por obterem bons resultados, vão abandonando aos poucos a medicina convencional para tratar ou prevenir doenças, e isso pode ser o indício de uma ampliação nesta área, o que nos abre um leque de opções ainda mais consistente.

Por Bárbara Fontinele