Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Parque da Cidade: Profissionais de saúde usam bicicletas para atender emergências




            A Bikelância funciona há um ano no Parque da Cidade. Rapidez no atendimento em locais de difícil acesso é o principal objetivo do projeto 

Por: Jéssica Nascimento

            Acesso mais rápido à situações de emergências em locais de maior concentração de pessoas e com um difícil acesso por ambulância, essa é a novidade que a Bikelância traz aos moradores da capital do país. O serviço funciona no Parque da Cidade e no Zoológico de Brasília das 7h às 19h, sempre de quinta-feira a domingo.
            Na Bikelância, uma dupla de ciclistas que são enfermeiros ou técnicos, circula por uma área pré-definida, pronta para prestar atendimento clínico e de trauma. De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Distrito Federal (Samu) – idealizador do serviço - o veículo de duas rodas serve para ajudar e atender, pessoas que sofreram acidentes e incidentes no local.
             O guia de turismo Sérgio Fernandes, 20 anos, contou que frequenta o Parque da Cidade todo final de semana. Segundo ele, o projeto demorou para acontecer devido aos inúmeros acidentes que ocorrem no local. “Minha irmã já caiu de patins no Parque quando ainda não existia a Bikelância. Resultado: não tinha ninguém para ajudá-la”, disse. Para ele, o projeto é uma forma rápida de atendimento para pessoas que praticam esportes ou até mesmo brincam no local. 

O projeto
            O projeto funciona há um ano no Parque da Cidade e ganhou força quando a administração do Parque da Cidade analisou a necessidade de um ponto fixo do SAMU no ambiente. “Uma viatura de ambulância no Parque seria inviável pelo custo”, disse o coordenador da Bikelância Lafaiete Viegas.  Segundo ele, a grande novidade é a mobilização do transporte em quase todos os pontos do Parque. “Ela não fica parada. Circula por aí sempre, prevenindo acidentes e chegando mais rápido neles também”, ressaltou Viegas.

                 Segundo a publicitária Mariana Castro, 38 anos, o serviço deveria ser expandido para outras áreas. " Acho a ideia super válida. Muitas vidas e muitos acidentes podem ser poupados com esse projeto. A bicicleta é rápida e prática, pode auxiliar muita gente", explicou. Ela contou que novas Bikelâncias deveriam ser adquiridas devido ao grande número de frequentadores do Parque da Cidade. " Tem muito pedestre, atleta e criança. Uma hora ou outra, alguém vai precisar de ajuda. O transporte em cada ponto estratégico do Parque seria ideal", ressaltou Mariana.