Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Conheça um pouco dos bastidores da Agência de Notícias UniCEUB

Vencedora da categoria “iniciativa acadêmica” do 9º Prêmio Engenho de Comunicação, a Agência de Notícias do UniCEUB tem um papel fundamental na vida dos estudantes de jornalismo. A reportagem do Esquina Online conversou com o editor, professor Luiz Claudio, e com os alunos voluntários.

A estudante do 6º semestre, Jamile Rodrigues, 19 anos, diz que participa do projeto porque facilita o aprendizado em jornalismo comunitário, área na qual a aluna quer  atuar.

Cecilia Sóter, estudante do 6º semestre, conta como é a rotina de trabalho durante os jogos da NBB, campeonato que também é material noticioso para a Agência. “Eu faço a cobertura dos jogos de basquete. E nelas, a gente faz de tudo um pouco: tira fotos, atualiza as mídias sociais. Além de coletar as informações para fazer o texto.”

O recém-graduado Rafael Cadengue, 20 anos, detalha como foi a experiência dele na Agência de Notícias. Ele incentiva futuros alunos a participarem da equipe do professor Luiz Claudio.

Agência

O professor Luiz Claudio foi o idealizador do projeto
“Uma Agência de Notícias é um veículo de comunicação que tem um propósito de oferecer materiais jornalísticos para outros veículos”, ensina o professor Luiz Claudio Ferreira, 37 anos. Segundo o professor, existem agências comerciais e não comerciais, como a da UniCEUB. Luiz explica que há iniciativas de empresas que montam a própria equipe de jornalismo delas para vender as notícias como a France-Presse e Reuters.