Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Parque da Cidade: de kart, bicicleta ou a pé, um lugar para superar limites

Lucas Magalhães

Há quem vá ao Parque da Cidade apenas para manter a forma física, mas também existem pessoas que  pretendem ultrapassar seus limites em diversas modalidades. Por ter uma área muito grande- o Parque da Cidade ocupa 4,2km²- o espaço é apropriado para a prática de diversos esportes.
Para se ter uma ideia, o Parque da Cidade recebeu, em 2011, a primeira edição do Desafio 20h de Ciclismo. O evento, organizado pela turma do Pedal Noturno DF, responsável pela organização do Audax (evento que deixou de acontecer a partir de 2011), reuniu ciclistas que percorreram, durante 20h, os 10 km de pista do Parque da Cidade. O evento, que não ocorreu em 2012, terá em 2013 mais uma edição, que já está sendo pensada pelo Pedal Noturno DF.
A corrida também é um dos esportes praticados no Parque da Cidade. No entanto, algumas provas não são tão organizadas. O estudante Marcio Rocha, de 31 anos, conta que participou de um evento em 2011 e se arrependeu. “Chegando lá, estava tudo muito bagunçado. A organização não conseguiu entregar os chips e a prova foi disputada em um circuito misto, na pista dos carros, na pista de cooper e até na grama”, conta.

Emoção nas pistas

O automobilismo é uma das paixões nacionais, junto com o futebol. Os títulos mundiais de Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna na Fórmula 1 fizeram das corridas de carro uma das grandes diversões do brasileiro. Para quem não pode competir com bólidos maiores, o kart surge como opção de diversão. Para aqueles que levam a brincadeira a sério, campeonatos entre amigos são realizados no Carrera Kart, que fica no estacionamento 11 do Parque da Cidade.
Para Marcelo Alves, conhecido como Marcelo Bocão, o kart começou como uma diversão entre amigos há oito anos e agora se tornou uma paixão. “Eu simplesmente não consigo afirmar que sensações eu tenho quando estou pilotando”, admite. Bocão participa do Speed Sinvas, o maior campeonato amador de kart de Brasília, que conta atualmente com 54 pilotos. O Speed Sinvas não envolve apenas o lado competitivo do kart, mas também leva em consideração o lado filantrópico do esporte: a cada quatro etapas (são disputadas 13 corridas por ano), alimentos são recolhidos pelos próprios pilotos e posteriormente entregues a instituições de caridade.
Assim como aconteceu com Bocão, Idelvan Ferreira, ou simplesmente Vaninho, começou no kart por brincadeira ao receber convites de amigos para participar de competições há quatro anos e também se tornou um viciado nas corridas, que servem para esquecer o estresse do dia a dia. “Não há nada melhor que andar de kart. Quando estou pilotando, me sinto totalmente envolvido na corrida, me esqueço de todos os problemas”, afirma.

Para os interessados em iniciarem sua jornada no kart amador, o gerente do Carrera Kart, Virgílio Quintão, conta que é fácil. “Quem quiser correr, basta formar um grupo de amigos e vir. O Carrera cede o espaço, os carros e os monitores de pista. A diversão fica por conta dos participantes”, convida. Para aqueles que se destacarem, há ainda a opção de disputar o Campeonato Carrera, que acontece entre os meses de março a dezembro, sempre com uma etapa por mês. Para se credenciar para o Campeonato Carrera, o piloto deve fazer um dos dez melhores tempos do mês entre os competidores, que são divididos por categorias de peso.




E mais: Acompanhe o repórter Lucas Magalhães em uma volta no circuito do Carrera Kart:  http://youtu.be/zDh4tbQ1OSU