Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Terceira em idade na busca de qualidade de vida



Praticar exercícios físicos no Parque da cidade Sarah Kubitschek é rotina para pessoas da terceira idade que procuram melhorar o estilo de vida. Com o avanço da idade, a pratica de atividades é indispensável para o corpo e a mente.

O casal de aposentados Breno, 77, e Maria Célia, 65 anos, segue a rotina de caminhar no parque há mais de 30 anos. “Moramos aqui do lado e viemos aqui todos os dias de manhã nos exercitar, pois é super importante para a saúde”, afirma Maria Célia. A aposentada ainda diz que além de queimar calorias, a caminhada garante qualidade de vida. “Vir aqui e adquirir esse hábito de caminhar sempre é essencial para uma saúde mais vital; saio daqui com uma ótima sensação”, diz.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a inatividade é uma das dez principais causas mundiais de morte. A clínica médica, Lídia Angélica, garante que o sedentarismo é maléfico à saúde dos idosos. “A falta de atividade física pode acarretar o aparecimento de várias doenças, como por exemplo, diabetes, osteoporose, doenças respiratórias, infarto, AVC, entre outras. E muitas vezes esses problemas de saúde podem levar a morte também”, afirma. A médica ressalta quais são os benefícios do exercício físico.

O aposentado Marcos Barbosa de Araújo, 75 anos, corre no parque da cidade 5 vezes por semana e afirma que procura se exercitar por causa de orientação médica. “Eu ficava em casa sem fazer nada e o meu cardiologista recomendou a caminhada de 30 minutos pelo menos 3 vezes por semana. No início foi difícil me acostumar, mas depois eu não estava nem andando mais, já estava correndo. Meu médico disse que minhas taxas melhoraram bastante”, ressalta.

O exercício físico na terceira idade tem o objetivo de prevenir ou retardar doenças que chegam junto com a idade. Além de aumentar a resistência muscular, a atividade também aumenta o equilíbrio e controla taxas no corpo dos idosos que praticam exercícios. A aposentada Maria de Lourdes, 70 anos, garante que a saúde está nos pés. “Eu acredito que o melhor exercício que existe é a caminhada, depois que comecei, percebi grandes mudanças no meu corpo e até mesmo no meu jeito de levar a vida”, diz.  


A importância do exercício físico

A médica Lígia Angélica ressalta quais são os benefícios do exercício físico. “Quando pratica exercício o corpo libera a endorfina, que é o hormônio responsável pela sensação do prazer. Essa alteração no metabolismo traz vários benefícios à saúde como controle do peso corporal, reduz o risco de desenvolver pressão alta, previne taxas ruins de colesterol, diminui o risco de doenças cardíacas e respiratórias, entre outras”, afirma. “Exercitar a mente também é uma ótima maneira para evitar o sedentarismo”.



Thais Valentim