Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Estudo de fontes jornalísticas mostra que Folha foi parcial na cobertura da greve dos professores universitários

Aprovado, Rafael Cadengue comemora com os professores
Pouco antes de ser aplaudido por professores, parentes, amigos e colegas de classe, Rafael Cadengue leu uma frase que o fez chorar. Pode parecer inusitado em uma banca de monografia, mas a frase em questão - "Vamos em frente, vamos conquistar os nossos sonhos. O sonho de sermos a correia de transmissão da sociedade e de transformarmos os nossos computadores, microfones, arquivos, jornais, rádios e televisões em instrumentos de consolidação da nossa profissão, da nossa luta. Instrumentos de técnica e principalmente da ética" - era dita em aulas de jornalismo pelo ídolo e falecido pai do aluno, Rogério Cadengue.                                                      

Às 20h15 todos já estavam sentados na sala 12006. Espectadores e avaliadores aguardavam a defesa de monografia do formando. O tema "Imparcialidade e fontes em reportagens sobre greve de professores", ganhou a atenção dos presentes.

Com desenvoltura, Cadengue analisou cinco reportagens publicadas no jornal Folha de São Paulo sobre a greve nas universidades federais entre 17 e 23 de maio de 2012. Segundo o formando, a Folha de São Paulo utilizou fontes oficiais para a cobertura da greve, além de colocar os professores como os únicos injustiçados, sem levar em conta o prejuízo dos alunos.

Apoiado na Teoria do Gatekeeper, que diz respeito à influência da pessoa do editor na definição do que é ou não noticiado, estudada na disciplina Teorias do Jornalismo, o formando defendeu que produtores e repórteres também ocupam esse papel.

Após 20 minutos de apresentação, Rafael foi aplaudido e muito elogiado. Os professores lembraram a crescente trajetória do aluno na instituição e a determinação ao longo de mais de três anos de curso. Aprovado, Cadengue agora já pensa no futuro. "Daqui pra frente é com certeza não ter férias, e eu pretendo trabalhar no jornalismo de televisão", afirmou.

Por Marcela Franco