Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Parque da Cidade: especialistas explicam cuidados em atividades durante verão


O Parque da Cidade é freqüentado, também por pessoas que querem se exercitar. Quais cuidados tomar quando a prática de esportes é feita ao ar livre e no verão?


Por Ananda Beleza

A estação do sol motiva as pessoas a passarem mais tempo fora de casa. Com uma pista de asfalto que totaliza 9,3 km de extensão, o Parque da Cidade- Sarah Kubitschek é um bom destino para prática de exercício físico gratuito. Os visitantes têm três opções de distância que podem ser percorridas caminhando, de bicicleta, correndo e por aí vai. As alternativas são 4 km, 6 km e 10 km, mas é prudente não ir além dos limites do corpo. No verão então, com a presença do sol e seca da cidade, é importante que alguns cuidados sejam tomados para que a prática saudável não vire um problema.

Gabriel, no verão, tem cuidados diferenciados. Ele
aproveita as manhãs e finais de tarde para correr no parque.

Gabriel Araújo, que durante o verão troca a esteira da academia pelas pistas do parque, reconhece que no verão, ao praticar o exercício ao ar livre, são necessários alguns cuidados diferenciados. “Durante os exercícios que pratico no verão, costumo beber mais líquido do que estou acostumado, corro de boné e passo bastante filtro solar”, contou. Gabriel entende que como o verão coincide com as férias é preciso estar atento, também, a alimentação. “Como é férias a gente tende a fugir da dieta mais saudável. Eu acho importante ingerir alimentos que hidratam”, disse. Além disso, o jovem atleta evita correr em horários que o sol está muito forte. “O sol de meio dia, nem pensar. Gosto de ir de manhã cedo ou nos finais da tarde”, finalizou.

O educador físico, Márcio Henrique Pettena confirma que durante a realização de atividade física em lugares ao ar livre e, principalmente, no verão, devem ser tomados alguns cuidados. Veja as principais dicas dadas pelo especialista:

O educador físico, Márcio Henrique
 indica cuidados para a prática de
              exercícios no verão

·         É importante praticar o exercício em períodos menos quentes. Os horários recomendados são pelo início da manhã, das 6 horas às 10 horas e ao final da tarde, das 16 horas às 22 horas.
·         É essencial utilizar roupas leves e apropriadas, não se esquecer de passar protetor solar, estar com o corpo e mente descansada, aquecer e alongar.
·         O praticante deve comer alimentos de fácil digestão como frutas, barras de cereais, sucos, vitaminas e shakes. Essa refeição deve ser feira 1 hora antes da atividade.
·         Durante o exercício de alta intensidade, como a corrida, o praticante deve ingerir água para repor aquela perdida pelo suor. A cada 1 hora de atividade deve-se ingerir no mínimo 500 ml/h.
·         Após a atividade a alimentação tem que ser reforçada com carboidratos e proteínas de rápida absorção.