Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Produção de campanha eleitoral é tema de TCC

“Ansiosa sim, nervosa não”, era a frase que Giovana Miranda, 23 anos, repetia para os amigos enquanto se preparava para apresentar seu trabalho de conclusão de curso na última sexta feira (9/11). Estudante de jornalismo do UniCEUB, Giovana mostrou uma aptidão de certo modo excêntrica para os demais alunos do curso e escolheu um tema não tão procurado: optou, para espanto de alguns estudantes que assistiam sua apresentação, estudar o horário político eleitoral gratuito.

O tema, obviamente, não é estranho por si só. Acontece que quem vê Giovana, loira e bem vestida, deve logo pensar em qual dos ramos da moda a jovem se dedicou durante o trabalho. Entretanto, longe da expectativa de alguns colegas, Giovana gosta mesmo é de política e explica que o gosto nasceu de ver o trabalho do pai. “Meu pai sempre trabalhou em campanhas eleitorais. Sempre participei um pouco. É trabalho pesado, mas é o que quero fazer”, conta. Para entender um pouco mais desse universo, a jovem escolheu como tema entender como é o trabalho de uma produtora durante o período de campanha eleitoral.

Para desenvolver seu TCC, Giovana teve de, literalmente, suar a camisa e enfrentar o calor de 47º C na cidade de Várzea Grande, no Mato Grosso, para acompanhar a produção da campanha de uma candidata à prefeitura. A estudante ficou três dias na cidade e acompanhou não só o processo de filmagens das propagandas da candidata, mas também comícios, carreatas e reuniões. “Foi muito intenso e exaustivo. Não tinha ideia de como é árduo o trabalho durante uma campanha eleitoral”, reflete. O esforço rendeu bons frutos, “agora sei como funciona os trabalhos de produção de uma campanha passo a passo, coisas que eu não tinha ideia”.

Além de entender mais sobre o tema que escolheu, Giovana passou a ter certeza em que área profissional quer trabalhar e, para aumentar ainda mais o ânimo, teve seu trabalho aprovado e elogiado pela banca examinadora.

Por Bruna Cabral