Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Parque da Cidade: Kartódromo é espaço para todos os públicos


Espaço para quem gosta de velocidade

Por Patrícia Figuerêdo


O ritmo mais calmo do Parque da Cidade tem ritmo diferente na pista de kart.  Segundo os responsáveis pelo lugar, o estabelecimento abrange clientes que vão dos 13 aos 75 anos. Fundado em 1987, o local oferecia inicialmente apenas a Mini Fórmula 1, que é destinada para crianças entre 3 e 12 anos.  Seis anos após a inauguração, passou a oferecer o famoso karting indoor – considerado o primeiro degrau para quem quer seguir carreira automobilística-, segundo o gerente Virgílio Quintão.

O automobilismo é uma competição com automóveis considerada um dos esportes mais populares do mundo.  O dono do Carrera, que prefere não se identificar, tem grande amor pela velocidade e foi nessa linha, que resolveu criar um local destinado ao karting. Segundo Virgílio, o proprietário tem três filhos e um deles, inclusive, chegou a Formula 3000.

Os equipamentos básicos necessários para poder correr no kartódromo são: capacete, balaclava – uma espécie de touca que absorve o suor- e luvas. O gerente ressalta que a sensação de andar de kart é a mesma de pilotos de outras vertentes automobilísticas. A diferença básica é a velocidade alcançada, pois o Kart alcança cerca de 65 km, enquanto outros podem alcançar 150 km ou mais.

Faça chuva ou faça sol

Com o período chuvoso, a freqüência diminui cerca de 60%, segundo Virgílio. Porém, há quem considere o período mais emocionante. “Logo após uma boa chuva, uma pista estreita e molhada fez a corrida ficar muito mais divertida”, revelou o jornalista Ricardo Carvalho, 26 anos.  Ele admite os riscos, mas afirmou ter gostado da experiência.

          Ricardo frequenta o Kart há um ano e meio e diz que é algo fantástico, onde a adrenalina sobe a mil. “As ultrapassagens, as defesas de posição, a vontade de sair na frente e de fazer a melhor volta da corrida fazem desse esporte uma emoção à parte”, revelou.

O jornalista tem o kart como um hobby, do qual diz sentir orgulho. Ele considera a ida ao kartódromo mais do que um momento de lazer. “Sempre corro com os amigos e acaba sendo um momento de confraternização também”, contou.

Campeonatos

O Carrera Kart organiza uma competição que reúne os melhores pilotos do mês, baseado em estatísticas que ficam disponíveis no site do estabelecimento.

Para quem ainda quer treinar ou apenas competir com amigos, basta reunir um grupo e organizar a competição. Aqueles que se reúnem têm descontos  e ganham um maior tempo de corrida. É uma espécie de fidelização.

Um competidor que chama a atenção dos funcionários do Carrera é um senhor de 75 anos que participa das competições. “Ele sempre diz: ‘Não importa em que posição eu chegue no final da corrida. O meu maior troféu é estar no kart’”, contou o gerente Virgílio Quintão.

               Maior do mundo

Capacete tem 7 metros de altura

No Carrera Kart se encontra o maior capacete do mundo. Ele pode abrigar até 40 pessoas e foi um investimento estimado em 40 mil dólares. O instrumento tem quase 7 metros de altura e uma viseira móvel com abertura de 2 metros de altura. O capacete está registrado no Guiness Book.