Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Estudante pesquisa elementos de comunicação em filme de terror

Alguma vez você já se surpreendeu se perguntando por que você sente medo quando assiste a um filme de terror? Já considerou de que forma o diretor trabalha os elementos do filme para construir o sentimento de suspense e provocar sustos? Pois essas questões motivaram uma aluna do UniCEUB que resolveu pesquisar um pouco mais sobre o assunto.

Unindo o útil ao agradável, Maria Eduarda Bezerra Bahouth, que sempre se interessou por filmes de terror, tentou entender um pouco melhor esse processo. O Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado 'Estudos dos Elementos do Terror Psicológico: Análise do Filme O Iluminado (1980) de Stanley Kubric', usa conceitos da comunicação e da psicologia para tentar compreender a reação das pessoas aos filmes de terror.

Permeando duas áreas diferentes do conhecimento, a aluna iniciou a apresentação do trabalho, explanando o que é o medo, e quais os seus estágios, segundo o campo da psicologia. Em seguida ela apresentou um breve histórico do cinema.

O filme escolhido para a análise da aluna, O Iluminado, é um clássico dos filmes de terror. Maria Eduarda escolheu três cenas da obra para exemplificar como o medo é construído no filme: um fragmento do início, um do meio e outro no final do filme.

A banca considerou que a aluna teve êxito na proposta de estudar o terror psicológico e aprovou o trabalho.

Por Luísa Ikemoto