Diminuição da área verde reduz capacidade de escoamento da água das chuvas.
Forte chuva na Asa Norte deixa vias alagadas (Antônio Cruz/AB) |
Nos últimos anos, a Asa Norte tem sofrido com os alagamentos em dias de chuva. O setor de hipermercados localizado no final da Asa Norte é um dos lugares mais comprometidos. A principal causa deste problema é o aumento considerável da área construída, e uma consequente diminuição da área verde do bairro. Deste modo, a absorção da água das chuvas fica comprometida.
“As mudanças climáticas podem ser um fator decisivo, mas a impermeabilização progressiva das áreas contribui significativamente”, explica o professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da UnB, Paulo César Marques. Quanto mais construções houverem sem o devido redimensionamento de drenagem urbana, maiores as chances de alagamento em diferentes pontos do bairro.
Além de reduzir a área verde, as obras do Setor Noroeste aumentaram o trânsito de caminhões e a quantidade de terra e lama no local. Esses materiais caem no asfalto no decorrer do movimento dos veículos e entopem os bueiros, dificultando o escoamento das águas das chuvas.