Como o teatro pode ajudar na desinibição das crianças
O teatro infantil é procurado por pais e professores para ajudar na formação das crianças. O foco principal dessa dinâmica é trabalhar com a timidez, mas esse não é o único objetivo. São propostos jogos e brincadeiras voltados para o teatro, e de maneira lúdica elas exploram a expressão corporal, vocal e desenvolvem a concentração e a criatividade.
Por meio da interpretação, a criança aprende como atuar, e aos poucos perde o medo de estar em evidência, de falar e de se expressar em público. Quando começa a lidar melhor com a representação no palco, a criança leva a segurança adquirida no teatro para o próprio cotidiano.
“O brincar é importante porque é ali que (a criança) aprende a lidar com a regra, a se perceber, a lidar com as suas próprias emoções”, afirma a psicóloga infantil Jaqueline Pessoa de Lima. Ela ressalta que é a partir da resposta positiva dos outros que a criança ganha confiança em si mesma e aprende a controlar melhor a timidez.
Professora de teatro infantil do Espaço Cultural Mosaico, Genice Barego afirma que, “mais do que definir se serão atores ou atrizes, a criança se desenvolve no sentido de saber falar, se expressar, se comunicar, sem ter medo”. Ela diz ainda que cada criança possui seu próprio tempo para apresentar essa mudança de comportamento, e lembra que os pais não devem pressioná-las.
(ffffound/http://ffffound.com) |
Carla Araújo é mãe de Tiago Araújo, sete anos, no teatro desde os cinco. Ela diz que a desinibição do filho é cada dia mais evidente: “Ele ficou bem mais solto, com dificuldade menor para falar”.
A dinâmica também promove a socialização entre as crianças e consolida valores. “Muitas vezes eles veem aqui pela timidez, mas acabam aprendendo muita coisa, por exemplo, valores como amizade, já que o teatro é um trabalho coletivo”, diz Fernando Cardoso, professor de teatro infantil e figurinista da Companhia de teatro Néia e Nando.
O trabalho vocal também é utilizado com o objetivo de desenvolver melhor a dicção da criança. Além disso, “promove também o desenvolvimento da linguagem e do vocabulário”, acrescenta a psicóloga Jaqueline Pessoa de Lima.
Os encontros geralmente são feitos uma vez por semana e a faixa etária mais indicada para a prática do teatro infantil é de 5 a 11 anos, que “é a idade em que as crianças estão mais livres e dispostas a desenvolver as atividades teatrais. A partir dos 12 anos, a vaidade começa a estar muito presente, o que tira um pouco da liberdade dos adolescentes”, complementa Genice.
O nivelamento das turmas geralmente é feito por idade, mas em companhias de teatro menores, crianças de idades diferentes podem estar juntas, o que exigirá maior habilidade do professor para desenvolver as habilidades de todos.
Serviço
Néia e Nando Cia Teatral
Teatro da Escola Parque – 308 sul
(61) 8199-2120
Espaco Cultural Mosaico
714/715 Norte, bloco D, loja 16
(61) 3032-1330
Teatro da Escola Parque – 308 sul
(61) 8199-2120
Espaco Cultural Mosaico
714/715 Norte, bloco D, loja 16
(61) 3032-1330