Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Concurso Plus Size em Brasília expõe valorização de novas medidas

Modelos de tamanho maior dão a volta por cima e arrasam sob os holofotes. Mas o que não aparece nas passarelas é o preconceito que essas meninas sofrem por não estarem no padrão imposto pela sociedade. Luz, câmera e ação, que lá vêm elas!


...

Galeria de fotos de Sharlene Leite produzida pela equipe do concurso Musa Plus Size.



No dia 23 de outubro acontecerá em Brasília a etapa do Miss Brasília Plus Size. Esse concurso é voltado para valorizar e ressaltar a beleza das mulheres que vestem o manequim a partir de 44. A primeira edição foi no ano passado, e a vencedora foi de Brasília: Camila Goulart, 32, manequim 48.  Ela ganhou uma passagem para Paris e um contrato de trabalho de R$ 10 mil, além de treinamento com aulas de passarela e coreografia. A primeira etapa do concurso acontece este ano em Brasília. A vencedora vai para a final em São Paulo. É um momento em que os holofotes se voltam para essa causa e a visibilidade do movimento Plus Size ganha a mídia. Sharlene  Leite, professora e modelo Plus Size, diz que vai participar do concurso, pois pretende continuar com a sua ideologia. Ela acredita que ser Miss é mais do que ser um rostinho bonito, é preciso ter conteúdo também e isso não depende de cor de pele ou de tamanho. Sharlene criou um blog para ter um espaço onde pudesse contar e discutir as vivências do dia a dia. A professora, que já participou da primeira e única edição do concurso presencial de musas de times de futebol plus size e venceu, conta no vídeo abaixo um pouco mais da história e das dificuldades, durante o concurso e na própria vida.





Gravação: Ana Tonissi




A professora entregou um projeto para o coordenador do time do São Paulo Futebol Clube com o intuito de fabricar blusas do time com um corte feminino, de tamanho maior. Ela afirma que as blusas grandes são sempre masculinas e não possuem caimento para um corpo feminino. Alega que, ao comprar a blusa do time, as femininas possuem apenas o tamanho "P". Durante a entrevista, Sharlene mostra como ela customizou a sua própria camiseta do time.





Gravação: Ana Tonissi

Sharlene Leite exibe com orgulho a faixa que ganhou no concurso de musa do São Paulo Futebol Clube 2016.// Foto: Ana Clara Tonissi

A professora afirma que é possível estar acima do peso e ecnontrar roupas com corte e caimento que favorecem as curvas.//  
Foto: Ana Clara Tonissi
Marilyn Monroe e Elisabeth Taylor fizeram sucesso nas décadas de 1940 e 1950 com seus corpos de curvas sinuosas. A mulher é dona do próprio corpo, entretanto sempre sofreu a pressão para adquirir o "corpo ideal". Mas o que é ter um corpo ideal? Para Indira Jéssica, 21, estudante de artes plásticas e fundadora do grupo Sereias Plus Size, o corpo ideal é aquele que te faz se sentir bem. O movimento Sereias Plus Size Brasília é voltado para meninas da região, que estão acima do peso, e que tem o objetivo comum de compartilhar experiências, relatos de preconceito e dicas de moda maior. A estudante, e uma amiga, Aline Ramos, são as idealizadoras e fundadoras do grupo. Para fazer parte do movimento, a interessada deve entrar em contato com uma das criadoras do grupo ou conhecer alguma participante para fazer a indicação. Manoela Oliveira, 20, também estudante de artes plásticas e integrante do grupo Sereias, conta a experiência do preconceito, "vivenciei de diversas formas. Por ser lésbica e por ser gorda. Nunca fui desejada. A autoestima sempre esteve no pé. Eram apelidos, comentários e você sempre é preterida a qualquer outra pessoa que se encaixe num padrão. É você ir numa loja e ver uma roupa que deseja e ter que ouvir que não existe pro seu tamanho. É ter que escutar 'nossa você é linda de rosto, mas é gorda'. O preconceito é algo presente".   
A estudante conheceu o Sereias Plus Size por meio de uma amiga que a indicou para participar do grupo. Manoela conta que, no momento em que ela se aceitou, passou a aprender a se amar como é, parou de correr atrás do padrão ao qual ela não pertencia e acabou com as dietas malucas. " A minha vida mudou, porque deixei de viver pros outros e vivo só pra mim", comentou a estudante. Algumas mulheres não se aceitam como elas realmente são e isso acarreta diversos problemas físicos e psicológicos, como anorexia e bulimia. O padrão de beleza atual são mulheres que usam um manequim 38 e que, por vezes, estar magra não é sinônimo de uma vida saudável, levando pessoas a se questionar sobre essa forma que é considerada “perfeita”.

Alerta

A saúde dessas mulheres que estão acima do peso deve ser acompanhada por nutricionistas e endócrinosUma pesquisa feita em 2015 pelo Ministério da Saúde mostra que 52,5% da população brasileira estão acima do peso e que 17,9% são obesos. Para o Dr. Osmário Salles, endocrinologista do Hospital Aliança, o combate a esse mal é mais simples do que se imagina. “O maior remédio na medicina se chama exercício. Com a prática de meia hora podemos evitar uma série de doenças que vem atrelada a estes hábitos, como a diabetes, hipertensão e até alguns tipos de câncer”. Segundo o médico, é possível estar com sobrepeso e ser saudável, e uma pessoa magra não necessariamente é sinônima de saúde. O médico deixa claro que é fundamental a presença de um especialista e um acompanhamento nutricional.  Uma página do Facebook chamada "Empodere duas Mulheres" divulgou este ano uma campanha produzida pela marca de cereais Special K, com a finalidade de encorajar as mulheres a mudarem as perspectivas do que é considerado "perfeito". A mensagem central do vídeo é " E se fôssemos mais gentis com nós mesmas?", assista a seguir:





Confira a matéria para o Jornal Esquina na versão impressa:























Ana Tonissi